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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65726
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
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A GENTE É INVISÍVEL, SIM: SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORAS E AUXILIARES DE CRECHE DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA FLUMINENSE
Saúde Mental
Condições de Trabalho
Trabalho
Sofrimento Psicológico
Relações Interpessoais
Adoecimento
Remuneração
Pesquisa Qualitativa
Entrevistas como Assunto
Daycare
Psychological Distress
Caregiving Work
Health
Almeida, Lillien Santana da Silva | Date Issued:
2024
Alternative title
We are invisible, indeed: psychological suffering of teachers and daycare assistants in a municipality of Baixada FluminenseAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No contexto da creche, a saúde dos profissionais da Educação, principalmente o sofrimento psíquico de professoras e auxiliares de creche, é uma preocupação crescente. Com isso, esta dissertação busca compreender as condições e a organização do trabalho na creche e suas relações com o sofrimento psíquico de professoras e auxiliares do município da Baixada Fluminense, Queimados – Rio de Janeiro. O trabalho baseia-se na abordagem qualitativa, através da qual foram realizadas entrevistas individuais com seis professoras e sete monitoras de três creches públicas do município estudado. Foi realizada a análise de conteúdo a partir das seguintes categorias: 1. condições de trabalho (carga horária; remuneração/desvalorização; sobrecarga, e estrutura física/violência no entorno; 2. trabalho na creche (percurso profissional das participantes; a rotina no trabalho na creche, o trabalho de cuidado e o pedagógico); 3. relações de trabalho (relações interpessoais), e 4. saúde mental (relação entre trabalho e a saúde mental; dificuldade e desafios). Os resultados apontam que há uma diferença considerável referente à remuneração das professoras com relação ao das auxiliares de creche, considerando também a carga horária dobrada e uma série de desafios enfrentados pelas professoras e auxiliares de creche, como a sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento e remuneração inadequada Em relação à saúde mental, ficou evidente que algumas professoras e as auxiliares indicam em suas falas que o trabalho contribui, de forma significativa, para o adoecimento, assim como não demonstram satisfação pela função que exercem. Ademais, evidencia-se uma articulação entre as relações de gênero e o sofrimento psíquico, destacando a desvalorização do trabalho feminino, evidenciada pela discussão da divisão sexual do trabalho (DST), que impõe desigualdades na realização de tarefas e responsabilidades às mulheres, já que, diante do modelo de sociedade patriarcal, o trabalho de cuidado é destinado a elas. Em suma, esta dissertação contribui para uma compreensão mais aprofundada das complexas relações entre as condições e a organização do trabalho na creche e o sofrimento psíquico de professoras e auxiliares. Destaca ainda a necessidade de intervenções que abordem o sofrimento psíquico e as condições de trabalho, mas também as questões de gênero e poder que permeiam esses contextos, com o intuito de promover o bem-estar psicológico das professoras e auxiliares de creche.
Abstract
In the context of daycare centers, the health of Education professionals, especially the psychological distress of teachers and daycare assistants, is a growing concern. Therefore, this dissertation seeks to understand the working conditions and organization within daycare centers and their relationship with the psychological distress of teachers and assistants in the municipality of Baixada Fluminense, Queimados – Rio de Janeiro. The study is based on a qualitative approach, involving individual interviews with six teachers and seven monitors from three public daycare centers in the studied municipality. Content analysis was conducted based on the following categories: 1. working conditions (working hours; remuneration/devaluation; workload; physical structure/violence in the surroundings); 2. work in the daycare center (professional background of participants; daily routine in daycare work, caregiving and educational tasks); 3. work relationships (interpersonal relationships); and 4. mental health (relationship between work and mental health; difficulties and challenges). The results indicate a considerable disparity in remuneration between teachers and daycare assistants, considering the doubled workload and numerous challenges faced by both groups, such as work overload, lack of recognition, and inadequate remuneration Concerning mental health, it became evident that some teachers and assistants mentioned that their work significantly contributes to illness, and they express dissatisfaction with their roles. Furthermore, there is an intersection between gender relations and psychological distress, highlighting the undervaluation of women's work, as evidenced by the discussion of the sexual division of labor (SDL), which imposes inequalities in task allocation and responsibilities on women, since caregiving tasks are traditionally assigned to them within patriarchal societies. In summary, this dissertation contributes to a deeper understanding of the complex relationships between working conditions and organization in daycare centers and the psychological distress experienced by teachers and assistants. It emphasizes the need for interventions addressing psychological distress and working conditions, as well as gender and power dynamics inherent in these contexts, aiming to promote the psychological well-being of teachers and daycare assistants.
DeCS
CrechesSaúde Mental
Condições de Trabalho
Trabalho
Sofrimento Psicológico
Relações Interpessoais
Adoecimento
Remuneração
Pesquisa Qualitativa
Entrevistas como Assunto
Daycare
Psychological Distress
Caregiving Work
Health
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