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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65820
O USO DE TECNOLOGIA DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA SUPORTE À GESTÃO NO HOSPITAL DO INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA EVANDRO CHAGAS – INI
Gestão Hospitalar
Suporte a Decisão Gerencial
Business Intelligence
Business Process Management
Managerial Decision Support
Infectious Diseases
Business Intelligence
Hospital Management
Sistemas de Suporte de Decisão$$2BN
Inteligência Competitiva (Administração)$$2BN
Business Process Management$$2Enap
Business Process Management
Quesado, Pablo de Almeida | Date Issued:
2023
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: O avanço da tecnologia na área hospitalar resultou em um aumento significativo de dados em diferentes plataformas e sistemas. A utilização de informações de alto valor agregado é essencial para tomar decisões eficazes em saúde, o que tem se tornado um desafio para as organizações. Uma solução comumente adotada é o uso de painéis de indicadores estratégicos que fornecem informações confiáveis e atualizadas. Diante da expansão rápida da operação hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para enfrentar a pandemia de covid-19, o acesso a informações estratégicas tornou-se tarefa difícil sem o uso de novas tecnologias que agilizem a transformação de dados em informação para tomada de decisão. Nesse contexto, a tecnologia de Business Intelligence (BI) foi aplicada como uma abordagem inovadora para apoiar a tomada de decisões gerenciais na operação hospitalar. Objetivo: O objetivo deste estudo é desenvolver e implementar um painel de indicadores hospitalares utilizando a tecnologia de BI. O painel tem como propósito principal garantir a agilidade, confiabilidade e transparência no hospital, contribuindo para a melhoria da gestão de recursos e desempenho dos resultados. Os objetivos específicos são: (i) construir um painel de indicadores estratégicos de gestão hospitalar de forma colaborativa, para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão; (ii) disponibilizar o painel de indicadores em um ambiente virtual, permitindo o acompanhamento das lideranças estratégicas e táticas envolvidas nos processos do Centro Hospitalar (CH); (iii) registrar a evolução dos indicadores hospitalares ao longo do tempo Métodos: Após a definição dos indicadores de interesse foi utilizada a tecnologia do Business Process Management (BPM) para mapeamento e modelagem dos processos chave e, posteriormente, realizada a estruturação do banco de dados em um repositório virtual. Com aplicação da tecnologia de BI, foi realizado o relacionamento das bases de dados e a programação das sequências lógicas para o cálculo dos indicadores. Com auxílio do Microsoft Power BI foi desenvolvida a interface gráfica para a apresentação das informações em um painel de indicadores que, após etapa de validação, foi compartilhado com os gestores do hospital. Resultados: Durante o período de 17 de maio de 2020 a 31 de maio de 2023, foram registradas 9.355 regulações e 8.107 internações no CH do INI. O painel de indicadores inclui 20 indicadores, como total de paciente-dia, taxa de ocupação, número de internações, tempo médio de permanência (TMP), número de saídas hospitalares, índice de intervalo de substituição, índice de giro de leito, internação por turno, saídas por turno, taxa de sobrevivência hospitalar, entre outros. No ano de 2020, durante o período dedicado ao atendimento da covid-19, o TMP registrado no CH (14 dias) foi maior do que em estudos realizados nos Estados Unidos (5 dias), igual ao encontrado na Alemanha (14 dias) e menor do que na Bélgica (17 dias). A taxa de sobrevivência (60%) também foi menos favorável em comparação com as taxas de mortalidade registradas nos Estados Unidos (14%) e Alemanha (22%), mas similar à registrada na Bélgica (36%). O percentual de ventilação mecânica no CH foi maior em comparação com esses estudos. Os resultados do CH foram semelhantes aos de outro centro de referência para a doença no Brasil, com o mesmo TMP e uma taxa de mortalidade de 35% Conclusão: O uso da tecnologia de BI permitiu acesso facilitado ao painel de indicadores capaz de promover suporte a decisão aos gestores. A ferramenta tem elevado potencial de promover melhoria dos resultados através de benchmarking interno ou externo com instituições de perfil semelhante
Abstract
Introduction: The advancement of technology in the hospital sector has resulted in a significant increase in data across different platforms and systems. Utilizing high-value information is essential for making effective healthcare decisions, which has become a challenge for organizations. A commonly adopted solution is the use of strategic dashboard panels that provide reliable and up-to-date information. Given the rapid expansion of operations at the Evandro Chagas National Institute of Infectious Diseases (INI) of the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz) to tackle the covid-19 pandemic, access to strategic information has become a challenging task without the incorporation of new technologies that expedite the transformation of data into actionable insights. In this context, Business Intelligence (BI) technology was applied as an innovative approach to support managerial decision-making in the hospital operation. Aims: The aim of this study is to develop and implement a hospital indicators dashboard using BI technology. The primary purpose of the dashboard is to ensure agility, reliability, and transparency in the hospital, contributing to the improvement of resource management and performance outcomes. The specific objectives are: (i) to collaboratively build a strategic management dashboard for hospital indicators to assist managers in the decision-making process; (ii) to provide access to the dashboard in a virtual environment, enabling the monitoring of strategic and tactical leaders involved in the processes of the Hospital Center (HC); (iii) to record the evolution of hospital indicators over time. Methods: After defining the relevant indicators, Business Process Management (BPM) technology was employed to map and model key processes, followed by the structuring of a virtual repository for the database. Using BI technology, the databases were linked, and logical sequences were pro Using BI technology, the databases were linked, and logical sequences were programmed to calculate the indicators. With the aid of Microsoft Power BI, a graphical interface was developed to present the information in a dashboard of indicators, which was then shared with hospital managers after a validation step. Results: From May 17, 2020, to May 31, 2023, a total of 9,355 regulations and 8,107 hospitalizations were recorded at the INI's HC. The dashboard includes 20 indicators such as total patient days, occupancy rate, number of hospitalizations, average length of stay (LOS), number of hospital discharges, replacement interval index, bed turnover index, admissions by shift, discharges by shift, hospital survival rate, among others. In 2020, during the dedicated covid-19 period, the LOS recorded at the HC (14 days) was higher than studies conducted in the United States (5 days), equal to that found in Germany (14 days) and lower than in Belgium (17 days). The survival rate (60%) was also less favorable compared to mortality rates reported in the United States (14%) and Germany (22%), but similar to that in Belgium (36%). The percentage of mechanical ventilation in the HC was higher compared to these studies. The HC results were similar to another disease reference center in Brazil, with the same LOS and a mortality rate of 35%. Conclusion: The use of BI technology provided easy access to the indicator’s dashboard, which can support decision-making for managers. The tool has significant potential to improve outcomes through internal or external benchmarking with institutions of similar profiles
Keywords in Portuguese
Painel de IndicadoresGestão Hospitalar
Suporte a Decisão Gerencial
Business Intelligence
Business Process Management
Keywords
Hospital DashboardManagerial Decision Support
Infectious Diseases
Business Intelligence
Hospital Management
DeCS
Administração HospitalarSistemas de Suporte de Decisão$$2BN
Inteligência Competitiva (Administração)$$2BN
Business Process Management$$2Enap
Business Process Management
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