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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65892
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL NO ACESSO À ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NA COMUNIDADE CAFÉ CAMPESTRE, CEARÁ
Educação em Saúde
Equidade no Acesso à Água
Água Potável
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Equidade no Acesso à Água
Água Potável
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Martins, Elvira Queirós. | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação em saúde ambiental é importante estratégia de enfrentamento aos problemas socioambientais, a exemplo do acesso à água conforme os padrões de potabilidade, fundamental para a garantia da saúde. Neste estudo objetiva-se analisar a educação em saúde ambiental no acesso à água na comunidade de Café Campestre, em Quixadá, Ceará, na perspectiva da educação popular em saúde. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na abordagem qualitativa de coleta e análise de dados. As estratégias utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e círculos de cultura. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise temática das falas e natureza descritiva. As percepções a respeito de educação em saúde ambiental apresentaram interconexão entre educação, saúde e ambiente. Ações de educação em saúde ambiental no acesso à água foram consideradas importantes para a manutenção da saúde e necessárias para o manejo adequado das águas utilizadas no domicílio. Na dimensão geográfica, percebeu-se que o acesso à água antes e depois da implantação do sistema de abastecimento foi modificando-se pela introdução de diversas tecnologias sociais. Na organizacional, os comunitários, na maioria, não tomaram conhecimento de ações referentes ao processo de organização para a implantação do sistema de abastecimento,revelando fragilidade na comunicação e articulação com as instâncias envolvidas. Na dimensão sociocultural, algumas crenças são apontadas, por exemplo, a de que a água oriunda de cisterna é pura e pode ser consumida da maneira como é retirada do reservatório. A dimensão econômica do acesso à água mostrou transformação do território em virtude da chegada ao interior do domicílio, associada à percepção de que é fomentadora de economia, trazendo saúde e melhoria de vida. Na pesquisa, foi possível concluir que a educação em saúde ambiental deve ser fortalecida, no sentido de uma educação popular em saúde, que veja os sujeitos como detentores de saber e capazes de construir alternativas para a melhoria da vida comunitária.
Abstract
Environmental health education is an important strategy to face socio-environmental problems, for example, access to water within potability standards, fundamental to guarantee health. The objective of this study was to analyze education in environmental health in access to water in the community Café Campestre, Ceará, from the perspective of popular health education. The methodological procedures were based on the qualitative approach of data collection and analysis. The strategies used were semi-structured interviews and culture circles. The data obtained were analyzed through thematic analysis of the speeches and descriptive nature. The perceptions regarding education in environmental health, will show interconnection between education, health and environment. Education actions in environmental health in access to water are considered important for the maintenance of health and necessary for the proper management of water used outside the home. In the geographic dimension, it was noticed that access to water before and after the implementation of the supply system was being modified by the introduction of various social technologies. In organizational terms, the majority of community members were not aware of actions related to the organization process for the implementation of the supply system, revealing fragility in communication and articulation with the bodies involved. In the sociocultural dimension, some beliefs are pointed out, such as, for example, that the water coming from the cistern is pure and can be consumed the way it is removed from the reservoir. The economic dimension of access to water showed transformation of the territory due to the arrival inside the home, associated with the perception that it promotes economy, bringing health and life improvement. With the research, it was possible to conclude that education in environmental health should be strengthened, not the sense of a popular education in health, which vexes the subjects as holders of knowledge and capable of building alternatives for the betterment of community life.
Keywords in Portuguese
Educação em Saúde AmbientalEducação em Saúde
Equidade no Acesso à Água
Água Potável
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
DeCS
Educação em Saúde AmbientalEducação em Saúde
Equidade no Acesso à Água
Água Potável
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
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