Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66000
EXPLORAÇÃO E SOFRIMENTO MENTAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ
Explotación y sufrimiento mental de los docentes: un estudio en la red estatal de enseñanza del estado de Paraná, Brasil
Alternative title
Exploitation and mental suffering among teachers: a study in the state school system in the state of Paraná, BrazilExplotación y sufrimiento mental de los docentes: un estudio en la red estatal de enseñanza del estado de Paraná, Brasil
Author
Affilliation
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Comunitária. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Enfermagem. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Coletiva. Setor de Ciências da Saúde. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Enfermagem. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Coletiva. Setor de Ciências da Saúde. Curitiba, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
A reestruturação do mundo do trabalho tem exercido forte impacto sobre as condições de vida e saúde da classe trabalhadora. Os professores têm sofrido, assim como os demais trabalhadores, a precarização do trabalho, entre outras consequências da acumulação flexível, com o aumento das exigências sem o incremento suficiente dos recursos necessários para o desempenho do trabalho. A intensa elevação do sofrimento mental dos docentes parece estar ligada às novas condições de trabalho. Visando a fornecer subsídios para o enfrentamento dessa questão, realizou-se pesquisa buscando verificar a associação entre a elevação da exploração no trabalho dos docentes e o sofrimento mental. Efetuou-se estudo transversal por meio da plataforma Limesurvey, em que 1.201 professores da rede estadual responderam a dois questionários on-line: o Self-Reporting Questionnaire-20 e outro, elaborado pelos pesquisadores, sobre as condições de trabalho dos docentes. Carga horária semanal, número de alunos por turma e número de turmas por professor apresentaram associação com transtornos psíquicos menores. A associação de número de alunos por turma com a presença de transtorno psíquico menor foi estatisticamente significativa. Concluiu-se que a prevalência de casos indicativos de distúrbios psíquicos é muito elevada entre os professores, havendo indícios de associação com diversas formas de exploração no trabalho docente.
Abstract
The reorganization of the world of labor has a
strong impact over the life and health statuses of the working
class. Teachers, as well as other workers, have been going
through a process of precarization of labor, among other
consequences of flexible accumulation, with the increase
in the requirements without a sufficient increase in the
resources that are needed in order to perform the work.
The significant increase in mental suffering among teachers
seems to be connected to the new working conditions. With
the goal of providing elements in order to face this issue,
we developed a research with the aim of observing the
association between the increase in exploitation in the work
of the teachers and mental suffering. We performed a crosssectional study using the Limesurvey online survey tool, in
which 1,201 teachers of the state school system answered 2
online questionnaires: the Self-Reporting Questionnaire-20
and another one, developed by the researchers, about the
working conditions of the teachers. The weekly working
hours, the amount of students per classroom and the amount
of classes of students per teacher showed an association with
minor psychological disorders. The association between the
amount of students per classroom and the presence of a
minor psychological disorder was statistically significant.
We concluded that the prevalence of cases that indicate
psychological disorders is very high among teachers, and
there are signs of an association with many different kinds
of exploitation in the work of teachers.
Share