Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66046
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO HÍBRIDO: COMBINANDO QUADRINHOS, LIVRO DIDÁTICO E LITERATURA
Gomes, Cristiano Rodrigues | Date Issued:
2023
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
É natural ao ser humano querer conhecer, e talvez seja possível afirmar que o esforço científico seja tão antigo quanto a espécie humana. Para Aristóteles, o mesmo instinto que produz a arte é o que produz a ciência, isto é, o instinto de aprender. No entanto, desde o Iluminismo a ideia de quantidade, associada às ciências, se divorciou da ideia de qualidade, associada à linguagem e à filosofia. As qualidades, por não serem quantificáveis, foram relegadas a um conjunto de artes humanas, tidas por subjetivas, enquanto as quantidades são apreciadas pelas ciências, tidas por objetivas. O que une, nas faculdades humanas, ciência e arte é a imaginação. Nesse contexto, a ficção científica tem uma virtude que é, portanto, particular à literatura e estranha ao mero ensino científico: ela pode colocar o educando, imaginativamente, na posição de alguém que vive uma situação em que o conhecimento científico é especialmente relevante. Transladar esse valor para a sala de aula é dever do educador engajado no Letramento Científico. Para tanto, chegar a uma conceituação mais holística do termo "Letramento Científico", abrangendo ciência e arte, é necessário, pois ele une em um só conceito habilidades discursivas (Letramento) e científicas (Científico). Se compararmos os livros didáticos em uso no Brasil, veremos uma ausência de diversidade: eles diferem mais na ordem em que apresentam os conteúdos do que nos próprios conteúdos, que são apresentados sempre em forma de texto com algumas ilustrações e algumas perguntas. É, portanto, desejável que se faça o esforço de se produzirem materiais inovadores. Os quadrinhos são uma forma de arte que combina uma sequência de cenas ilustradas com balões e caixas de texto para contar uma história. A história em quadrinhos é criada com um enredo coerente e coeso. Dessa forma, os quadrinhos se mostram como uma ferramenta em potencial para a criação de materiais didáticos, pois podem exibir os conteúdos de maneira mais fácil de lembrar e mais interessante de ler. A união harmônica de literatura, quadrinhos e livro-texto é um potencial modo de produzir um material que atenda a essa ideia de Letramento Científico. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi produzir um material didático interdisciplinar para alunos do sétimo ano sobre diversidade de seres vivos e adaptações, tendo como pano de fundo o universo literário criado por H.G. Wells em A ilha do Doutor Moreau e no formato de quadrinhos.
Abstract
The need to know is natural to the human being, and perhaps it is possible to state that the scientific effort is as old as the human species. Aristotle stated that the same instinct that produces art is what produces science, that is, the instinct to learn. However, since the Enlightenment, the idea of quantity, associated with the sciences, has been divorced from the idea of quality, associated with language and philosophy. Qualities, for not being quantifiable, were relegated to a set of human arts, considered subjective, while quantities are appreciated by the sciences, considered objective. What unites science and art in human faculties is imagination. In this context, science fiction has a virtue that is, therefore, particular to literature and foreign to mere scientific teaching: it can imaginatively place the student in the position of someone who lives in a situation in which scientific knowledge is especially relevant. Moving this value into the classroom is the duty of educators engaged in Scientific Literacy. Therefore, arriving at a more holistic conceptualization of the term is necessary, one which encompasses science and art, as it unites discursive (Literacy) and scientific (Scientific) skills in a single concept. If one is to compare the textbooks in use in Brasil, one perceives a lack of diversity: they differ more in the order in which they present the contents than in the contents themselves, which are always presented in text form with some illustrations and some questions. It is therefore desirable to make an effort to produce innovative materials. Comics are an art form that combines a sequence of illustrated scenes with balloons and text boxes to tell a story. The comic is created with a coherent and cohesive plot. In this way, comics show themselves as a potential tool for the creation of teaching materials, as they can display contents in an easier to remember and more interesting way to read. The harmonious union of literature, comics and textbooks is a potential way to produce material that meets this idea of Scientific Literacy. Therefore, the objective of the present work was to produce an interdisciplinary didactic material for seventh grade students about diversity of living beings and adaptations, having as background the literary universe created by H.G. Wells in The Island of Doctor Moreau and in comic book format.
Share