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Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
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REGIMES DE FLEXIBILIZAÇÃO E SENTIDOS DO TRABALHO PARA DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
Regimes de flexibilización y sentidos del trabajo para docentes de enseñanza superior en instituciones públicas y privadas
Alternative title
Flexible work arrangements and the meaning of work for teachers of higher education in public and private institutionsRegimes de flexibilización y sentidos del trabajo para docentes de enseñanza superior en instituciones públicas y privadas
Affilliation
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Farroupilha, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo objetivou compreender o sentido do trabalho para o docente de ensino superior em instituições públicas e privadas em seus diversos regimes de flexibilização do trabalho, com base na identificação de elementos da racionalidade instrumental e subjetiva. Assim, a coleta de dados contou com fontes múltiplas, tais como a análise documental das instituições e dos contratos de trabalho dos docentes, a observação direta e as entrevistas realizadas presencialmente. Como resultado, percebeu-se que: há preponderância do sentido laboral substantivo sobre o sentido instrumental; a flexibilizaçãoaltera a percepção da atuação individual e interfere no seu sentido substantivo; e a vida é arranjada a partir da organização do trabalho flexibilizado.
Abstract
This article aims to understand the meaning
of the work for the higher education teacher in public
and private institutions in their various regimes of work
flexibility based on the identification of instrumental
and subjective rationality elements. The collection of
data had multiple sources, such as the documentary
analysis of institutions and teachers’ work contracts,
direct observation and personal interviews. As a result
it was noticed that: there is a preponderance of the
substantive meaning of the work on the instrumental sense; the flexibilization alters the perception of
individual performance and infers on its substantive
sense, and life is arranged from the organization of
work flexibilized.
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