Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66106
DROGAS E SOCIEDADE: MATERIAL DE APOIO A ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
Drogas y sociedad: material para apoyar las actividades de educación en la perspectiva emancipadora
Alternative title
Drugs and society: supporting material for educational activities in the emancipatory perspectiveDrogas y sociedad: material para apoyar las actividades de educación en la perspectiva emancipadora
Author
Affilliation
Prefeitura Municipal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Faculdade das Américas. Curso de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Faculdade das Américas. Curso de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP. Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste artigo é apresentar o processo de elaboração de material educativo para apoiar ações com jovens, na temática das drogas, resultado depesquisa-ação emancipatória, desenvolvida ao longo de 14 oficinas, com pesquisadores e trabalhadores da saúde. Foi organizado em três eixos: o da dimensão estrutural, que analisa o fenômeno produção-distribuição-consumo de drogas no contexto da estrutura e da dinâmica social contemporânea; o da dimensão superestrutural, que discute ideologia e valores hegemônicos na sociedade contemporânea e sua relação com o fenômeno das drogas; e o eixo que analisa as respostas da juventude frente às contradições sociais, com discussão sobre a possibilidade de organização política como processo defortalecimento da juventude para o enfrentamento dos desgastes. As partes que compõem cada eixo são: um texto-base; indicação de filmes e textos complementares; questões para aprofundar a discussão; e estratégias pedagógicas. O material didático favorece processos educativos críticos e radicais, aqueles que expõem as contradições sociais que estão na base do fenômeno produção-circulação-consumo de drogas, e superam formações que tomam como foco a droga e que culpabilizam o usuário, processos que comumente afastam os jovens da discussão.
Abstract
The objective of this article is to present the
process of elaboration of educational material to support
actions with young people in the thematic of drugs, result
of emancipatory action research, developed during 14
workshops, with researchers and health workers. It was
organized in three axes: the structural dimension, which
analyzes the production-distribution-drug-consumption
phenomenon in the context of contemporary social
structure and dynamics; the superstructural dimension,
which discusses hegemonic ideology and values in contemporary society and its relation to the phenomenon
of drugs; and the axis that analyzes the responses of
youth to social contradictions, with discussion about
the possibility of political organization as a process of
strengthening youth to cope with distress. The parts
that make up each axis are: a base text; indication of
films and complementary texts; questions to deepen the
discussion; pedagogical strategies. The didactic material
favors critical and radical educational processes, those
that expose the social contradictions that are at the
basis of the production-circulation-drug-consumption
phenomenon, and overcome formations that focus on
the drug and that blame the user, processes that commonly put away the young people of the discussion.
Share