Author | Garcia, Simone Domingues | |
Author | Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira | |
Author | Garanhani, Mara Lucia | |
Author | Sordi, Mara Regina Lemes De | |
Access date | 2024-09-29T05:14:25Z | |
Available date | 2024-09-29T05:14:25Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | GARCIA, Simone Domingues et al. Internato de enfermagem: conquistas e desafios na formação do enfermeiro. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 319-336, jan./abr. 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66159 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O internato de enfermagem representa a consolidação da prática e da teoria aplicadas na realidade dos serviços de saúde e é alvo constante de discussões curriculares para seu aperfeiçoamento. O estudo aqui apresentado teve por objetivo descrever a história do internato de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná e divulgar as conquistas e os desafios encontrados para a formação do enfermeiro. Tratou-se de pesquisa histórica e documental com abordagem qualitativa, realizada no ano de 2013. O internato de enfermagem foi construído com a integração das mudanças nacionais e as influências sociais e políticas enfrentadas pelas universidades públicas. Ressalta-se que a universidade desempenha importante papel como formadora de profissionais que, desde a concepção dos estágios, são envolvidos em discussões e planejamentos em relação à práxis, de modo a potencializar metodologias inovadoras e valorizar os campos de estágios. O internato de enfermagem em questão passou por diversos desafios ao longo dos anos na busca de seguir preceitos educacionais e do sistema de saúde e alcançou efetividade, confirmada pelos atores envolvidos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Internato não médico | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Estudantes de enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Serviços de integração docente-assistencial | en_US |
Title | Internato de enfermagem: conquistas e desafios na formação do enfermeiro | en_US |
Alternative title | Internship in nursing: victories and challenges in the training of nurses | en_US |
Alternative title | Internado de enfermería: conquistas y desafíos en la formación del enfermero | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00105 | |
Abstract | The internship in nursing represents the
consolidation of practice and theory applied in the
reality of health services, and improving it is a constant
target of curricular discussions. The purpose of this
study was to describe the history of the internship
in nursing at a public university in northern Paraná
state, Brazil, and to publicize the achievements made
and challenges faced in the training of nurses. This was
a historical and documentary research project with a
qualitative approach carried out in the year 2013. The
internship in nursing was built based on the integration of national changes and the social and political
influences faced by public universities. It should be
emphasized that the university plays an important role
as a trainer of professionals who, from the conception
of the internships, are involved in discussions on and
in the planning of the praxis to potentiate innovative
methodologies and to value the internship fields. The
internship in nursing in question underwent several
challenges over the years in the pursuit of educational
and health system precepts, and it reached effectiveness,
as confirmed by the players involved. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Non-medical internship | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
Subject | Education in health | en_US |
Subject | Nursing students | en_US |
Subject | Teacher-assistance integration services | en_US |
DeCS | Internato não Médico | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Estudantes de Enfermagem | en_US |
DeCS | Serviços de Integração Docente-Assistencial | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |