Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66159
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
INTERNATO DE ENFERMAGEM: CONQUISTAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Internado de enfermería: conquistas y desafíos en la formación del enfermero
Enfermagem
Educação em saúde
Estudantes de enfermagem
Serviços de integração docente-assistencial
Nursing
Education in health
Nursing students
Teacher-assistance integration services
Enfermagem
Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Alternative title
Internship in nursing: victories and challenges in the training of nursesInternado de enfermería: conquistas y desafíos en la formación del enfermero
Author
Affilliation
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O internato de enfermagem representa a consolidação da prática e da teoria aplicadas na realidade dos serviços de saúde e é alvo constante de discussões curriculares para seu aperfeiçoamento. O estudo aqui apresentado teve por objetivo descrever a história do internato de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná e divulgar as conquistas e os desafios encontrados para a formação do enfermeiro. Tratou-se de pesquisa histórica e documental com abordagem qualitativa, realizada no ano de 2013. O internato de enfermagem foi construído com a integração das mudanças nacionais e as influências sociais e políticas enfrentadas pelas universidades públicas. Ressalta-se que a universidade desempenha importante papel como formadora de profissionais que, desde a concepção dos estágios, são envolvidos em discussões e planejamentos em relação à práxis, de modo a potencializar metodologias inovadoras e valorizar os campos de estágios. O internato de enfermagem em questão passou por diversos desafios ao longo dos anos na busca de seguir preceitos educacionais e do sistema de saúde e alcançou efetividade, confirmada pelos atores envolvidos.
Abstract
The internship in nursing represents the
consolidation of practice and theory applied in the
reality of health services, and improving it is a constant
target of curricular discussions. The purpose of this
study was to describe the history of the internship
in nursing at a public university in northern Paraná
state, Brazil, and to publicize the achievements made
and challenges faced in the training of nurses. This was
a historical and documentary research project with a
qualitative approach carried out in the year 2013. The
internship in nursing was built based on the integration of national changes and the social and political
influences faced by public universities. It should be
emphasized that the university plays an important role
as a trainer of professionals who, from the conception
of the internships, are involved in discussions on and
in the planning of the praxis to potentiate innovative
methodologies and to value the internship fields. The
internship in nursing in question underwent several
challenges over the years in the pursuit of educational
and health system precepts, and it reached effectiveness,
as confirmed by the players involved.
Keywords in Portuguese
Internato não médicoEnfermagem
Educação em saúde
Estudantes de enfermagem
Serviços de integração docente-assistencial
Keywords
Non-medical internshipNursing
Education in health
Nursing students
Teacher-assistance integration services
DeCS
Internato não MédicoEnfermagem
Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Share