Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6617
Title: O ato de respirar, humanizando uma UTI, a engenharia biomédica, o estudo da ética e da bioética
Produtor: Fundação Oswaldo Cruz
Canal Saúde
Abstract: A respiração necessita de tecnologia e cuidados especiais. a criança depende de tecnologia, ela demanda de uma série de cuidados especiais e tem inserido no corpo ou fora dele, os níveis de dependência que são caracterizados pelo tipo de tecnologia que o corpo demanda, sendo em alguns casos a dependência contínua, tendo a sua durabilidade a curto, médio ou longo prazo. A humanização das UTIs. As possibilidades de deixar o ambiente de UTIs mais agradável, tirando a visão que se tem de ambiente hostil e frio. Com tecnologia já é possível UTIs com janelas e a presença das famílias. A biomédica na formação dos médicos. O inicio da engenharia biomédica a partir da Segunda Guerra Mundial e do boom da eletrônica, onde algumas áreas começam a surgir, como a instrumentação biomédica, o sistema de controle biológico, a engenharia clínica no ambiente hospitalar. O estudo da ética e da bioética na formação dos médicos. A bioética é uma disciplina nova, surgiu em 1970, mas chegou muito tarde ao Brasil e o público que demanda da bioética e um público que está na faixa etária média de 40 anos, os médicos recém-formados ainda não dão importância a esse importante campo da medicina.
DeCS: Bioética
Unidades de Terapia Intensiva
Humanização da Assistência
Engenharia Biomédica
Issue Date: 2000
Publisher: Canal Saúde
Citation: O ATO de respirar, humanizando uma UTI, a engenharia biomédica, o estudo da ética e da bioética. Produção de Canal Saúde. Rio de Janeiro: Canal Saúde, 2000. 1 DVD (52 min), color.
Description: Bate-papo com Sueli Resende Cunha (IFF), Marcelo Gomes (Sociedade de Terapia do Rio de Janeiro, Fernando Infantosi (UFRJ) e Marlene Braz (IFF)
Duaration: 00h 52min 23s
System of original color: ntsc
Treatment of the material: ndec
Original format: DVD
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Vídeos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ato de respirar.mp4667.45 MBvideo/mp4    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.