Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66193
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
Metadata
Show full item record19
CITATIONS
19
Total citations
7
Recent citations
n/a
Field Citation Ratio
n/a
Relative Citation Ratio
EDUCAÇÃO CONTINUADA OU PERMANENTE EM SAÚDE? : ANÁLISE DA PRODUÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE
¿ Educación continua o permanente en salud? Análisis de la producción de la organización panamericana de la salud
Educação permanente
Organização Pan-Americana da Saúde
Educação profissionalizante
Saúde pública
Permanent education
Pan-American Health Organization
Vocational education
Public health
Alternative title
Continued or permanent education in health? Analysis of the production of the pan american health organization¿ Educación continua o permanente en salud? Análisis de la producción de la organización panamericana de la salud
Affilliation
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A fim de resgatar e sistematizar os diferentes posicionamentos que conformaram a trajetória de construção da noção de educação permanente em saúde, o artigo tem como objetivo revisar as discussões realizadas pela Organização Pan-Americana da Saúde, no período entre 1974 e 2002, em relação às práticas de educação na saúde, com o intuito de compreender as linhas de força, intencionalidades e jogos de poder involucrados nesse debate. Realizou-se pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como referencial analítico a noção de matriz conceitual. Os resultados apresentam os elementos componentes destas matrizes e seus respectivos contextos de emergência, os quais corroboram a existência de duas matrizes conceituais na produção da Organização Pan-Americana da Saúde, a saber, a educação continuada em saúde e a educação permanente em saúde referentes, respectivamente, aos períodos de 1974 a 1984 e 1985 a 2002. Discute-se que a ampliação e a reconfiguração do plano conceitual ensejadas pela segunda matriz, em grande medida centradas no método pedagógico, esbarra em limites que podemos correlacionar não apenas ao redirecionamento da agenda da instituição, mas também à experiência de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e às contradições que marcaram a trajetória da gestão do trabalho do Sistema Único de Saúde.
Abstract
To rescue and systematize the different
positions that shaped the path of the construction of
the permanent education in health concept, the article
aims to review the discussions carried out by the Pan
American Health Organization in the period ranging
from 1974 to 2002 with regard to health education practices to understand the lines of force, intentionalities,
and power games involved in this debate. Documental
and bibliographical research was carried out using the
conceptual matrix notion as an analytical reference.
The results present the elements that comprise these
matrices and their respective emergency contexts, which
corroborate the existence of two conceptual matrices
in the production of the Pan American Health Organization, namely continuing education in health and
permanent health education, respectively, from 1974
to 1984 and from 1985 to 2002. It is argued that the
expansion and reconfiguration of the conceptual plan
provided by the second matrix, largely centered on the
pedagogical method, faces limitations that we can correlate not only with the redirection of the institution’s
agenda, but also with the experience of implementing
the National Policy for Permanent Education in Health
and the contradictions that marked the path followed
by the management of the work of the Unified Health
System.
Keywords in Portuguese
Formação continuadaEducação permanente
Organização Pan-Americana da Saúde
Educação profissionalizante
Saúde pública
Keywords
Continuing educationPermanent education
Pan-American Health Organization
Vocational education
Public health
Share