Author | Souza, José dos Santos | |
Access date | 2024-09-30T19:46:12Z | |
Available date | 2024-09-30T19:46:12Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SOUZA, José dos Santos. Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 123-140, jan./abr. 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66196 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo tem como objeto de análise a mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio em instituições de ensino vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira que se materializa prioritariamente por meio das atividades de estágio supervisionado. Seu objetivo é explicitar em que aspecto a mediação entre a escola e o mundo do trabalho tem sido pervertida pela lógica mercantil, deslocando a atividade de estágio supervisionado do campo pedagógico para o campo da intermediação de força de trabalho, conferindo-lhe o caráter de trabalho precário. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, que apresenta como resultado a distinção das concepções e práticas de estágio supervisionado em duas categorias. A primeira se insere na perspectiva de formação interessada e imediatista e a outra se insere na perspectiva de formação unitária. O autor aponta a predominância da perspectiva de formação interessada e imediatista nas ações e concepções de mediação entre escola e mundo do trabalho, o que corrompe as atividades de estágio supervisionado, conferindo-lhe características próprias de trabalho precário. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho e educação | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino médio | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino técnico | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Estágio supervisionado | en_US |
Title | Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio | en_US |
Alternative title | Mediation between the secondary school and the working world in technicians training in Brazil | en_US |
Alternative title | Mediación entre la escuela secundaria y el mundo del trabajo en la formación de técnicos en Brasil | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00095 | |
Abstract | This paper analyzes the mediation between
the school and the employment market in the mid-level
technical training in Brazilian teaching institutions
belonging to the Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica that materializes mainly through
supervised internship activities. The paper’s goal is to
explain to what extent the mediation between school
and employment market has been perverted by market logic, shifting the supervised internship activities
of the teaching field to the field of workforce intermediation, giving it precarious job character. This is
a basic research, developed by qualitative analysis,
pointing as a result the distinction of conceptions
and practices internship supervised in two categories.
The first categorie is inserted in the pragmatic training
perspective and another which is inserted in the omnilateral training perspective. The author points out the
predominance of the pragmatic prospect of training in
actions and conceptions of mediation between school
and the employment market, which corrupts the internship activities supervised, giving it characteristics of
precarious work. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Work and education | en_US |
Subject | Secondary education | en_US |
Subject | Training | en_US |
Subject | Professional education | en_US |
Subject | Supervised internship | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |