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Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
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MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O NOVO MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
Mediación entre la escuela secundaria y el mundo del trabajo en la formación de técnicos en Brasil
Ensino médio
Ensino técnico
Educação profissional
Estágio supervisionado
Secondary education
Training
Professional education
Supervised internship
Ensino Fundamental e Médio
Educação Profissionalizante
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Souza, José dos Santos | Date Issued:
2018
Alternative title
Mediation between the secondary school and the working world in technicians training in BrazilMediación entre la escuela secundaria y el mundo del trabajo en la formación de técnicos en Brasil
Author
Affilliation
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo tem como objeto de análise a mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio em instituições de ensino vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira que se materializa prioritariamente por meio das atividades de estágio supervisionado. Seu objetivo é explicitar em que aspecto a mediação entre a escola e o mundo do trabalho tem sido pervertida pela lógica mercantil, deslocando a atividade de estágio supervisionado do campo pedagógico para o campo da intermediação de força de trabalho, conferindo-lhe o caráter de trabalho precário. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, que apresenta como resultado a distinção das concepções e práticas de estágio supervisionado em duas categorias. A primeira se insere na perspectiva de formação interessada e imediatista e a outra se insere na perspectiva de formação unitária. O autor aponta a predominância da perspectiva de formação interessada e imediatista nas ações e concepções de mediação entre escola e mundo do trabalho, o que corrompe as atividades de estágio supervisionado, conferindo-lhe características próprias de trabalho precário.
Abstract
This paper analyzes the mediation between
the school and the employment market in the mid-level
technical training in Brazilian teaching institutions
belonging to the Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica that materializes mainly through
supervised internship activities. The paper’s goal is to
explain to what extent the mediation between school
and employment market has been perverted by market logic, shifting the supervised internship activities
of the teaching field to the field of workforce intermediation, giving it precarious job character. This is
a basic research, developed by qualitative analysis,
pointing as a result the distinction of conceptions
and practices internship supervised in two categories.
The first categorie is inserted in the pragmatic training
perspective and another which is inserted in the omnilateral training perspective. The author points out the
predominance of the pragmatic prospect of training in
actions and conceptions of mediation between school
and the employment market, which corrupts the internship activities supervised, giving it characteristics of
precarious work.
Keywords in Portuguese
Trabalho e educaçãoEnsino médio
Ensino técnico
Educação profissional
Estágio supervisionado
Keywords
Work and educationSecondary education
Training
Professional education
Supervised internship
DeCS
EducaçãoEnsino Fundamental e Médio
Educação Profissionalizante
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
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