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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66251
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE
Educación en salud en el prenatal a partir del referencia teórico de Paulo Freire
Alternative title
Prenatal health education from the theoretical framework of Paulo FreireEducación en salud en el prenatal a partir del referencia teórico de Paulo Freire
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Biomédico. Departamento de Medicina Social. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Biomédico. Departamento de Medicina Social. Vitória, ES, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste artigo, discutiu-se o processo de construção de uma proposta de educação em saúde para o pré-natal por gestantes e profissionais de saúde com base no referencial teórico de Paulo Freire. Foi realizado um estudo qualitativo apoiado na metodologia da pesquisa-ação em uma unidade básica de saúde do município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, em 2014. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com a gravação em áudio dos encontros. A análise do material ocorreu simultaneamente, e em cada reunião os resultados parciais eram submetidos à avaliação dos participantes, que novamente discutiam e refletiam sobre as conclusões obtidas. Tais avaliações possibilitaram a elaboração de um relatório final do processo com a proposição de ações de transformação da realidade. Os resultados mostraram que profissionais de saúde e gestantes contribuíam diferentemente e complementarmente na escolha de temas para a educação no pré-natal, evidenciando a importância da interação entre servidores e usuários na construção de projetos educativos fundamentados no diálogo. Também foram evidenciados problemas organizacionais e estruturais nos serviços de saúde que dificultavam a realização das atividades, tornando necessárias reflexões-ações que envolvam gestores e administradores do Sistema Único de Saúde, a fim de que a educação se torne uma prioridade.
Abstract
This article discusses the process of building a health education proposal for prenatal care for pregnant women and health professionals based on the theoretical framework of Paulo Freire. A qualitative study supported on the research-action methodology was carried out in a basic health unit in the municipality of Vitória, capital of the state of Espírito Santo, Brazil, 2014. Data were collected through participant observation with the audio recording of the meetings. The material was analyzed simultaneously, and at each meeting the partial results were submitted to the evaluation of the participants, who again discussed and reflected on the conclusions reached. Such evaluations enabled the preparation of a final report on the process with the proposition of reality transformation actions. The results showed that pregnant women and health professionals contributed differently and complementarily in the choice of topics for education on prenatal care, highlighting the importance of the interaction between servers and users in the construction of educational projects based on dialogue. Also highlighted were organizational and structural issues in health services that made it difficult to carry out the activities, causing the need for reflections-actions involving Unified Health System managers and administrators, so that education becomes a priority.
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