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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66262
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NO ESPÍRITO SANTO: DO PERFIL ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Agente comunitario de salud:del perfil a las actividades desarrolladas
Alternative title
Community health agent: from the profile to activities doneAgente comunitario de salud:del perfil a las actividades desarrolladas
Author
Affilliation
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, ES, Brasil.
Abstract in Portuguese
Ao considerar a amplitude e a complexidade do papel que os agentes comunitários de saúde assumem na Estratégia Saúde da Família, constituiu-se objeto do estudo apresentado neste artigo conhecer o perfil e a realidade de trabalho desses profissionais, no sentido de contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Tratou-se de estudo quantitativo, realizado em dez municípios com população superior a 50 mil habitantes no Espírito Santo, de julho de 2012 a agosto de 2013. Foram selecionadas unidades de saúde da família com equipes completas, totalizando 121 agentes comunitários de saúde participantes do estudo. Os dados foram coletados mediante questionário estruturado autoaplicável. Os resultados revelaram que as atividades realizadas com maior frequência pelos agentes eram: visita domiciliar, atualização de cadastro, reunião de equipe e acompanhamento dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Embora grande parte dos agentes fizesse o mapa inteligente e o diagnóstico de saúde, somente 13,2% identificaram famílias de risco e 14,9% realizaram o levantamento de problemas de saúde de sua microárea. Assim, questionou-se a verdadeira finalidade do mapa inteligente e do diagnóstico de saúde, ou a forma de participação do agente na elaboração desses instrumentos, o que poderia estar restrito somente à formalização da prática.
Abstract
Considering the breadth and complexity of
the role that community health agents play in the
Family Health Strategy, the purpose of the study presented in this article was to get to know the profile
and the reality of these professionals' work to contribute to the consolidation of the Unified Health System.
This was a quantitative study conducted in ten municipalities with more than 50,000 inhabitants in the
state of Espírito Santo, Brazil, from July 2012 to August 2013. Family health units with complete teams
were selected, and a total of 121 community health
agents took part in the study. Data were collected
through a self-administered structured questionnaire.
The results showed that the agents' most frequent
activities were home visits, registration updates, team
meetings, and follow-up on the priority groups defined by the Ministry of Health. Although many of
the agents completed the smart map and the health
diagnosis, only 13.2 percent of them identified families at risk, and 14.9 percent surveyed the health
issues of their micro-area. Thus, the true purpose of
the smart map and of the health diagnosis, or of the
agent's participation in the preparation of these instruments was questioned, which could be restricted
only to formalize the practice.
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