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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66266
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DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
17 Parcerias e meios de implementação
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EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE BUCAL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CIRURGIÕES-DENTISTAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Amarante, Lílian Fernandes | Date Issued:
2022
Alternative title
Popular education and oral health: analysis of educational practices of dental surgeons in primary careAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família – Rede Nordeste de Formação em Saúde (RENASF). Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Popular em Saúde (EPS) emerge como prática social enfatizando o diálogo, a amorosidade e a problematização em ações educativas. Na Saúde Bucal, muitas dessas ações ainda se fundamentam na transmissão de conhecimentos, não encorajando a autonomia dos sujeitos. Com a percepção da importância de ações dialógicas e reflexivas, este estudo objetiva analisar as práticas educativas de cirurgiões-dentistas da Atenção Primária, sob a ótica da EPS, identificando também potencialidades, motivações e dificuldades na sua realização. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com 39 cirurgiões-dentistas do município de Fortaleza-CE, sendo utilizado o método de Análise do Discurso. Foram identificados três corpus de análise baseados em três perfis profissionais: passivo, esforçado e empoderado. O dentista passivo prioriza ações preventivas e palestras no ambiente escolar, emergindo a culpabilização da população como o principal dificultador das práticas, sem identificação de princípios da EPS. O dentista esforçado amplia a variedade de ações educativas, tendo como foco a unidade de saúde e uso incipiente de alguns princípios da EPS, mas já apontando motivadores, como a intersetorialidade. O perfil empoderado realiza ações educativas diversificadas como grupos, práticas lúdicas e rodas de conversa, com foco em ações no território, sendo perceptível ouso e conhecimento da EPS no cotidiano desses profissionais. Alguns dificultadores citados foram a vulnerabilidade da população e a demanda reprimida por atendimentos clínicos, não sendo evidenciada a culpabilização, e tendo a intersetorialidade e ações interprofissionais como motivadores. Os três perfis citaram a pandemia e a gestão, principalmente quanto à Educação Permanente, como dificultadores. Foi percebido que apesar da utilização da EPS em ações educativas, ainda há a necessidade de intensificar e direcionar o processo de Educação Permanente utilizando a EPS como orientadora, além de criar estratégias de motivação que enfatizem a importância desses profissionais para transpor barreiras e mudar a realidade a partir de práticas educativas dialógicas, humanizadoras e emancipadoras junto a comunidade.
Abstract
Popular Health Education emerges as a social practice emphasizing dialogue, love and problematization in educational actions. In Oral Health, many of these actions are still based on the transmission of knowledge, not encouraging the autonomy of care. With the importance of dialogic, reflective and transforming actions, this study aims to analyze the educational practices of primary care dentists, from the perspective of the principles of popular health, also identifying potentialities, motivations and difficulties in its accomplishment. Data were collected through semi-structured interviews with 39 dentists in the city of Fortaleza-CE, using the Discourse Analysis method. Three analysis corpus were identified based on three professional profiles: passive, hardworking and empowered. The passive dentist prioritizes preventive actions and lectures in the school environment, emerging the blaming of the population as the main obstacle to the practices , the presence of popular health principles was not identified. The hardworking dentist expands the variety of educational practices, focusing on actions in the health unit, with the incipient use of some popular health principles, but already pointing out motivators, such as intersectionality. Empowered profile carries out diversified educational actions such as groups, playful practices and conversation circles, focusing on actions in the territory and use of active methodologies, with the use and knowledge of EPS by these professionals being perceptible. Some obstacles are mentioned, such as the vulnerability of the population and the repressed demand for care, with no evidence of blaming and having partnerships and interprofessional actions as motivators. The three profiles cited the pandemic and management, especially regarding Permanent Education, as obstacles. Health Education practices, there is still a need to intensify and direct the process of Permanent Education using popular health as guiding, in addition to creating motivation strategies that emphasize the importance of these professionals to overcome barriers and change reality from their dialogical, humanizing and emancipatory educational practices with the community.
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