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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66366
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 POR MEIO VIRTUAL E SUA INFLUÊNCIA NO CONTROLE METABÓLICO - UM ESTUDO PILOTO.
Educação em saúde
Mídia social
Autocuidado
Autogestão do diabetes
Rodrigues, Sandhara Ribeiro | Date Issued:
2022
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Programa de Pós- Graduação em Saúde da Família- PROFSAÚDE. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil
Abstract in Portuguese
Introdução: O diabetes mellitus tipo 1(DM1) é uma doença crônica de abrangência mundial, e seu controle inadequado ocasiona complicações incapacitantes. Os grupos de educação em diabetes existem para apoiar o autocuidado e podem ocorrer de várias formas, inclusive através de tecnologias. Barreiras associadas à participação em grupos presenciais podem ser superadas com o uso de intervenções digitais em saúde e percebe-se que há uma lacuna do conhecimento em relação a estudos que abordam essa temática com metodologias de intervenção. Objetivo: Elaborar um programa virtual de educação em diabetes tipo 1, avaliar a efetividade do programa virtual no controle metabólico de pessoas com DM1, mensurar o autocuidado e a qualidade de vida antes e após a intervenção, possibilitando a comparação entre os dois tempos. Método: Tratou-se de um estudo metodológico. Inicialmente foi desenvolvido um protocolo de educação em diabetes no formato virtual com duração de 12 semanas. Em seguida, após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, o protocolo foi executado como estudo piloto com pessoas com DM1, residentes no município de Barbalha-CE, constituindo-se no envio de mensagens educativas através de um grupo de WhatsApp. Antes e depois da intervenção foram coletados dados clínicos e laboratoriais de controle glicêmico, e aplicados o Questionário de Medida de Qualidade de vida em Diabetes (DQOL-Brasil) e parte do Questionário para o Autocuidado em Diabetes (QAD). Resultados: O material educativo foi baseado nas recomendações da Associação Americana de Educadores em diabetes, e constituiu-se de textos, imagens, infográficos e links. O projeto piloto foi executado com 6 pessoas, com idade média de 31 e tempo médio de diagnóstico de DM1 de 14,6 anos. Houve melhora no score de qualidade de vida medida pelo DQOL- Brasil, passando de 2,67 para 2,42. Quanto ao Autocuidado, houve aumento na frequência semanal de seguimento a alimentação saudável, medição de glicemia capilar e exame clínico dos pés. Não houve significância estatística nas variáveis antropométricas, clínicas e laboratoriais analisadas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de educação em diabetes construída é de prática execução e com ampla capacidade de acesso, podendo ser utilizada por vários profissionais e instituições de saúde. Foi observado melhora em algumas variáveis estudadas, porém recomenda-se estudos com amostragens maiores, com a finalidade de obter dados mais robustos e com poder de inferência, uma vez que por se tratar de um piloto, não há como extrapolar os nossos resultados ao público com DM1.
Abstract
Introduction: Type 1 diabetes mellitus (T1DM) is a worldwide chronic disease, and its inadequate control causes disabling complications. Diabetes education groups exist to support self-care and can take place in many ways, including through technologies. Barriers associated with participating in face-to-face groups can be overcome with the use of digital health interventions and it is perceived that there is a knowledge breach in relation to studies that address this issue with intervention methodologies. Objective: To develop a virtual type 1 diabetes education program, to evaluate the effectiveness of the virtual program in the metabolic control of people with T1DM, to measure self-care and quality of life before and after the intervention, making it possible to compare the two periods. Method: This is a methodological study. Initially, a diabetes education protocol was developed in virtual format lasting 12 weeks. Then, after the approval from the Research Ethics Committee, the protocol was executed as a pilot study with people with type 1 diabetes, residing in the municipality of Barbalha-CE, consisting in sending educational messages through a WhatsApp group. Before and after the intervention, clinical and laboratory data on glycemic control were collected, and the Diabetes Quality of Life Measurement Questionnaire (DQLMQ-Brazil) and part of the Diabetes Self-Care Questionnaire (DSCQ) were applied. Results: The educational material was based on the recommendations of the American Association of Diabetes Educators, and consisted of texts, images, infographics and links. The pilot project was executed with 6 people, with an average age of 31 and average time since T1DM diagnosis of 14.6 years. There was an improvement in the quality of life score measured by DQLMQ-Brazil, going from 2.67 to 2.42. As for self-care, there were an increase in the weekly frequency of following up on healthy eating, capillary blood glucose measurement and clinical examination of the feet. There was no statistical significance in the anthropometric, clinical and laboratory variables analyzed. Conclusion: It is concluded that the diabetes education tool built is practical to implement and has increased access capacity, and can be used by various professionals and health institutions. Improvements were observed in some variables studied, but studies with larger samples are recommended, in order to have more robust data and with inference power, since this is a pilot, we cannot extrapolate our results to the public with T1DM.
Keywords in Portuguese
Diabetes MellitusEducação em saúde
Mídia social
Autocuidado
Autogestão do diabetes
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