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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66390
COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Comunicación de malas noticias: perspectivas de los estudiantes de medicina de una universidad pública
Relações médico-paciente
Tomada de decisão compartilhada
Estudantes de medicina
Educação médica
Physician-patient relations
Joint decision-making
Medical students
Medical education
Relaciones médico-paciente
Toma de decisiones conjunta
Estudiantes de medicina
Educación médica
Alternative title
Communicating bad news: perspectives of medical students in a public universityComunicación de malas noticias: perspectivas de los estudiantes de medicina de una universidad pública
Affilliation
Universidade Federal do Sul da Bahia. Campus Paulo Freire. Centro de Formação em Ciências da Saúde. Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Campus Paulo Freire. Centro de Formação em Ciências da Saúde. Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Campus Paulo Freire. Centro de Formação em Ciências da Saúde. Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Campus Paulo Freire. Centro de Formação em Ciências da Saúde. Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
Universidade Federal do Sul da Bahia. Campus Paulo Freire. Centro de Formação em Ciências da Saúde. Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetiva-se discutir os desafios e as dificuldades que estudantes de medicina vivenciam na comunicação de más notícias e como percebem o tratamento dado a esses desafios e dificuldades na sua formação universitária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de medicina que vivenciaram atendimentos aos usuários e presenciaram a comunicação de má notícia a um paciente e/ou familiar em suas atividades prático-acadêmicas. Os principais resultados indicaram que os estudantes relacionaram a comunicação de más notícias com conceitos como morte, luto, perda e dor. Perceberam esse contexto como desconcertante e aterrorizante, ressaltando a importância do preparo educacional e emocional. Atestaram, ainda, a falta de estratégias educacionais, indicando a necessidade de mais apoio na formação médica para o desenvolvimento dessas habilidades. Conclui-se que é necessário que as escolas médicas promovam formas de implementar estratégias de habilidade de comunicação com a atualização na grade curricular para o ensino-aprendizagem de técnicas comunicacionais.
Abstract
The aim is to discuss the challenges and difficulties that medical students experience in communicating bad news and how they perceive the treatment given to these challenges and difficulties in their university training. This is a qualitative study with medical students, who have seen patients and have witnessed the communication of bad news to a patient and/or family member in their practical-academic activities. The main results indicated that the students described the communication of bad news using concepts such asdeath, mourning, loss and pain. They perceived this context as disconcerting and terrifying, highlighting the
importance of educational and emotional preparation. They attested to the lack of educational strategies, indicating the need for more support in medical training for the development of these skills. The conclusion is that medical schools need to promote ways of implementing communication skills strategies by updating the curriculum to the teaching-learning of communication techniques.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objetivo es discutir los desafíos y dificultades que los estudiantes de medicina experimentan en la comunicación de malas noticias y cómo perciben el tratamiento dado a estos en su formación universitaria. Se trata de un estudio cualitativo con estudiantes de medicina que han atendido a pacientes y han presenciado la comunicación de malas noticias a un paciente y/o familiar en sus actividades práctico-académicas. Los principales resultados indicaron que los estudiantes relacionaban la comunicación de malas noticias con
conceptos como la muerte, el duelo, la pérdida y el dolor. Percibieron este contexto como desconcertante y aterrador, destacando la importancia de la preparación educativa y emocional, pero atestiguan su falta. Indicaron la necesidad de apoyo en la formación médica para el desarrollo de esas habilidades. Por tanto, las facultades de medicina deben promover formas de aplicar estrategias de habilidades de comunicación, actualizando el plan de estudios.
Keywords in Portuguese
Comunicação em saúdeRelações médico-paciente
Tomada de decisão compartilhada
Estudantes de medicina
Educação médica
Keywords
Health communicationPhysician-patient relations
Joint decision-making
Medical students
Medical education
Keywords in Spanish
Comunicación en saludRelaciones médico-paciente
Toma de decisiones conjunta
Estudiantes de medicina
Educación médica
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