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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66407
SUICÍDIO NA MÍDIA: UMA CARTOGRAFIA DO SUICÍDIO DE JÉSSICA CANEDO A PARTIR DE NORMAS DE COBERTURA RESPONSÁVEL
El suicidio en los medios de comunicación: una cartografía del suicidio de Jéssica Canedo basada en normas de cobertura responsable
Alternative title
Suicide in the media: a cartography of Jéssica Canedo’s suicide based on responsible coverage standardsEl suicidio en los medios de comunicación: una cartografía del suicidio de Jéssica Canedo basada en normas de cobertura responsable
Affilliation
Universidade Federal de Roraima. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Boa Vista, RR, Brasil.
Erasmus University Rotterdam. Department of Media and Communication. Rotterdam, Holanda.
Erasmus University Rotterdam. Department of Media and Communication. Rotterdam, Holanda.
Abstract in Portuguese
A pesquisa recorre ao método cartográfico de Rosário e Coca para refletir sobre o suicídio nos campos midiático e jornalístico. Para isso, analisa a responsabilidade midiática e a construção do suicídio pelo jornalismo no caso Jéssica Canedo, uma jovem de 22 anos que se matou após publicação de uma conversa falsa com o humorista Whindersson Nunes. O conteúdo foi amplamente divulgado por perfis em sites de redes sociais, entre elas o Choquei, no Instagram. Foram selecionadas 51 matérias jornalísticas, de nove jornais, que noticiaram o caso. Elas foram analisadas por meio de um quadro com orientações de instituições de Saúde e de empresas de mídia para a cobertura responsável do suicídio, além da análise de discurso. A pesquisa demonstrou que o jornalismo mantém uma cobertura deficiente sobre o acontecimento e que o amplo acesso às plataformas de redes sociais traz novas preocupações no que tange à responsabilidade midiática.
Abstract
The research uses Rosário and Coca’s cartographic method to reflect on the coverage of suicide in media
and among journalists. To do so, the paper analyses media responsibility and how the press constructed the
suicide of Jéssica Canedo, a 22-year-old girl who killed herself after fake conversations between herself and
the humorist Whindersson Nunes were published. The content was widely disseminated on social media
profiles, among them, Choquei, on Instagram. To conduct the analysis, 51 news pieces from 9 Brazilian
newspapers were selected. Subsequently, they were analyzed using a framework based on guidelines from
health institutions and media companies for responsible coverage of suicide, as well as through discourse
analysis. The findings show poor journalistic coverage of the event and how the far-reaching potential of
social media brings new concerns to the field of media responsibility.
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La investigación utiliza el método cartográfico de Rosário y Coca reflexionar sobre el suicidio en los medios
y el periodismo. Así, analiza la responsabilidad mediática y la construcción del suicidio por parte del
periodismo en el suicidio de Jéssica Canedo, una joven de 22 años que se suicidó tras verse involucrada en
una conversación falsa con el comediante Whindersson Nunes. El contenido fue ampliamente difundido
en los perfiles de las plataformas de redes sociales, incluido Choquei, en Instagram. Se seleccionaron 51
artículos periodísticos, de nueve diarios, que informaron sobre el caso. Fueron analizados mediante una
tabla con directrices de instituciones de Salud y medios de comunicación para la cobertura responsable
del suicidio, además de análisis del discurso. La investigación demostró que el periodismo mantiene una
cobertura deficiente del evento y que el amplio acceso a las plataformas de redes sociales trae preocupaciones
sobre la responsabilidad de los medios.
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