Author | Moniz, Marcela de Abreu | |
Author | Pereira, Jaqueline Manhães | |
Author | Dias, Rayara Mozer | |
Access date | 2024-10-09T15:56:13Z | |
Available date | 2024-10-09T15:56:13Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | MONIZ, Marcela de Abreu; PEREIRA, Jaqueline Manhães; DIAS, Rayara Mozer. Impactos psicossociais do contexto de construção do complexo petroquímico do Rio de Janeiro. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 439-451, maio/ago. 2017. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66435 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O estudo objetivou descrever a percepção de graduandos de enfermagem sobre impactos psicossociais e estratégias de coping de uma população vulnerabilizada pelo contexto de construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Tratou-se de pesquisa-ação, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com 18 graduandos de enfermagem por meio da aplicação das técnicas fotovoz e grupo focal durante o mês de maio de 2015. Os dados receberam tratamento analítico de conteúdo. Os participantes destacaram apenas o consumo e tráfico de drogas, a violência sexual, a disponibilidade dos serviços de saúde como impactos sociais com grande potencial de produzir problemas psicológicos, tais como ansiedade e depressão na população, como consequências do processo de construção da indústria. Estratégias de coping aos estressores ambientais focadas na ação coletiva foram problematizadas por apenas dois participantes. Concluiu-se que a inclusão de modo transversal da temática socioambiental – e sua relação com a saúde mental de populações vulnerabilizadas pelos contextos de construção de empreendimentos industriais no país, em disciplinas da graduação e outros espaços acadêmicos – é fundamental, a fim de estimular a capacidade crítica, reflexiva e política de futuros enfermeiros sobre a relação entre projetos de desenvolvimento, degradação ambiental, equidade e impactos psicológicos na população. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde mental | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde ambiental | en_US |
Subject in Portuguese | Percepção | en_US |
Subject in Portuguese | Estudantes de enfermagem | en_US |
Title | Impactos psicossociais do contexto de construção do complexo petroquímico do Rio de Janeiro | en_US |
Alternative title | Psychosocial impacts in the context of the construction of the Rio de Janeiro | en_US |
Alternative title | Petrochemical complex impactos psicosociales del contexto de construcción del complejo petroquímico de Rio de Janeiro | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00063 | |
Abstract | The study aimed to describe the views nursing students had on the psychosocial impacts and on
the coping strategies of a population made vulnerable
in the context of the construction of the Petrochemical Complex in Rio de Janeiro, Brazil. It was a descriptive research action using a qualitative approach and
including 18 nursing students by means of the application of photovoice techniques and focus groups
during the month of May 2015. The data were subjected to analytical content treatment. As consequences of the plant’s construction process, participants
only highlighted drug consumption and trafficking,
sexual violence, and the availability of health services
as social impacts with great potential to lead to psychological issues in the population, such as anxiety
and depression. Only two participants problematized strategies to cope with environmental stressors
focused on collective action. It was concluded that
including a cross-section mode of the socio-environmental theme – and its relation to the mental health
of populations made vulnerable by the industrial project construction contexts in the country, in undergraduate courses and other academic spaces – is essential to
encourage the critical, reflective, and political skills
of future nurses on the relationship between development projects, environmental degradation, equity and
psychological impact on the population. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Departamento de Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde. Rio das Ostras, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Especialização/Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva. Niterói, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Curso de Graduação em Enfermagem. Rio das Ostras, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Mental health | en_US |
Subject | Environmental health | en_US |
Subject | Perception | en_US |
Subject | Nursing students | en_US |
DeCS | Saúde Mental | en_US |
DeCS | Saúde Ambiental | en_US |
DeCS | Percepção | en_US |
DeCS | Estudantes de Enfermagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |