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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66474
A INTEGRAÇÃO ENSINO-COTIDIANO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA RAPS: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM NITERÓI
Rede Cuidados
Gestão em Saúde
Formação Profissional em Saúde
Gestão em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Serviços de Saúde Mental
Formação Profissional em Saúde
Relatos de Casos
Health Management
Professional Health Education
Bermudez, Karina Moraes | Date Issued:
2024
Alternative title
The integration of teaching-daily as management strategy in RAPS: a research experience in NiteróiAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese objetivou investigar a integração entre o ensino e o cotidiano dos serviços de saúde, buscando compreender seus efeitos na formação dos profissionais e na gestão de redes de cuidado da Atenção Psicossocial. A investigação – de abordagem qualitativa – foi conduzida a partir de um estudo de caso sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de um município do Rio de Janeiro, Brasil, envolvendo duas universidades. A pesquisa apoiou-se em revisão bibliográfica sobre o tema, diário de campo e entrevistas com docentes, discentes, preceptores e usuários. A Análise do Discurso (AD) foi utilizada para a apreciação dos dados, delimitando-se quatro categorias de análise: I. Interface entre disciplinas e cenários de práticas em contexto; II. Integração ensino-cotidiano; III Efeito para os atores; IV. RAPS como ordenadora da formação de trabalhadores para o SUS. Os resultados mostram críticas sobre a baixa integração entre as disciplinas teóricas e a prática dos serviços. Mas, ao mesmo tempo, valorizam estágios, residências e todas as atividades inseridas ne rede de atenção, consideradas fundamentais para o aprendizado. Destaca-se o conceito de redes, também explorado nas entrevistas, como rede de conversações que possibilitam encontros e cuidados. Conclui-se que a integração entre instituições de ensino, práticas e serviços de saúde ainda apresenta fragilidades. Essa integração requer que as instituições de ensino e os docentes atuem como agentes críticos e fomentadores na condução das políticas de atenção à saúde, na organização em rede e na direção de um cuidado visando a clínica ampliada, expandindo sua abrangência para as equipes de atenção e gestores A integração ensino-cotidiano dos serviços de saúde permite a identificação de áreas de melhoria e se revela como uma oportunidade estratégica de gestão na garantia de políticas públicas alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde e para uma formação de qualidade, articulada aos contextos reais de cuidado.
Abstract
This thesis aimed to investigate the integration between teaching and the daily routines of healthcare services, seeking to understand its effects on the training of professionals and the management of Psychosocial Care Networks. The research – of a qualitative approach – was conducted based on a case study on the Psychosocial Care Network (RAPS) of a municipality in Rio de Janeiro, Brazil, involving two universities. The research relied on a literature review on the topic, field diary, and interviews with faculty, students, preceptors, and users. Discourse Analysis (DA) was used to analyze the data, delimiting four categories of analysis: I. Interface between disciplines and practice settings in context; II. Teaching-daily integration; III. Effect on the actors; IV. RAPS as an organizer of workers' training for the SUS. The results show criticism about the low integration between theoretical disciplines and service practice. However, at the same time, internships, residencies, and all activities within the care network are valued, considered fundamental for learning. The concept of networks, also explored in interviews, is highlighted as a network of conversations that enable encounters and care. It is concluded that the integration between educational institutions, practices, and health services still presents weaknesses. This integration requires that educational institutions and faculty act as critical agents and promoters in guiding health care policies, in network organization, and in directing care towards comprehensive clinic, expanding its scope to care teams and managers The teaching-daily integration of health services allows the identification of areas for improvement and reveals itself as a strategic management opportunity in ensuring public policies aligned with the principles of the Unified Health System and for quality training, articulated with real care contexts.
Keywords in Portuguese
Sistema Único de SaúdeRede Cuidados
Gestão em Saúde
Formação Profissional em Saúde
DeCS
Sistema Único de SaúdeGestão em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Serviços de Saúde Mental
Formação Profissional em Saúde
Relatos de Casos
Health Management
Professional Health Education
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