Author | Oliveira Júnior, Gilberto Éder de | |
Author | Diehl, Marcel Brentano | |
Author | Mattos, Gerson | |
Author | Silveira, João Luiz Gurgel Calvet da | |
Access date | 2024-10-14T13:49:54Z | |
Available date | 2024-10-14T13:49:54Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | OLIVEIRA JÚNIOR, Gilberto Éder de; DIEHL, Marcel Brentano; MATTOS, Gerson; SILVEIRA, João Luiz Gurgel Calvet da. Individualização dos cuidados em saúde e apassivação do usuário no âmbito da educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 453-467, maio/ago. 2017. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66501 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A pesquisa que originou este artigo teve como objetivo compreender as representações de profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família sobre educação em saúde. Tratou-se de estudo com abordagem qualitativa e técnicas de observação participante e entrevista, por meio da análise de conteúdo, realizado em 2008 e 2009. A representação do grupo denotou ‘educação’ e 'saúde' como bens de valor social, cultural e histórico a serem preservados na família e na sociedade em geral, ancorando o cuidado com a saúde em estratégias que se sobrepõem à prescrição de procedimentos e comportamentos. No entanto, profissionais e usuários dos serviços de saúde associam ‘educação em saúde’ à transmissão de conhecimentos técnicos específicos, a ser realizada por profissionais capacitados. Nas práticas de educação em saúde, prevalecem: prescrição de hábitos saudáveis na dimensão individual; grupos temáticos focados em enfermidades ou estados de saúde específicos; comportamento passivo dos usuários; e dificuldades de adesão e ações de caráter compulsório. A transmissão de conhecimento e a prescrição de hábitos para o autocuidado individual são as formas prevalentes de representar a educação em saúde para todos os sujeitos da pesquisa. As práticas de educação em saúde observadas podem ser caracterizadas como práticas tradicionais de atenção à saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde coletiva | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Representações sociais | en_US |
Title | Individualização dos cuidados em saúde e apassivação do usuário no âmbito da educação em saúde na Estratégia Saúde da Família | en_US |
Alternative title | Individualization of health care and making users passive in health education in the family health strategy | en_US |
Alternative title | Individualización de los cuidados en salud y pasividad del usuario en el ámbito de la educación en salud en la estrategia salud de la familia | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00059 | |
Abstract | The study that originated this article aimed
to understand the representations of Family Health
Strategy professionals and users about education in
health. It was an study carried out using a qualitative
approach and participant observation and interview
techniques through content analysis. It was conducted
in 2008 and 2009. The group’s representation denoted
‘education’ and ‘health’ as assets of social, cultural,
and historical value that should be preserved in the
family and in society at large, anchoring health care
on strategies that overlap the prescription of procedures and behaviors. However, health service professionals and users associate ‘health education’ to the
conveyance of technical knowledge, which should be
done by trained professionals. Prevailing in health
education practices were prescribing healthy habits
in the individual dimension; thematic groups focused
on specific diseases or health conditions; the users’
passive behavior; difficulties in adherence, and mandatory actions. All study subjects viewed the conveyance of knowledge and the prescribing of habits
for individual self-care the prevalent ways of representing health education. Observed health education
practices can be characterized as traditional health
care practices. | en_US |
Affilliation | Universidade Regional de Blumenau. Departamento de Medicina. Blumenau, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Regional de Blumenau. Departamento de Medicina. Blumenau, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Regional de Blumenau. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Blumenau, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Regional de Blumenau. Departamento de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Blumenau, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Public health | en_US |
Subject | Primary health care | en_US |
Subject | Social representations | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Saúde Pública | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Representação Social | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |