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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66512
HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Humanización de la salud e inclusión social en la atención de personas con deficiencia física
Alternative title
Humanization of health and social inclusion in caring for people with physical disabilitiesHumanización de la salud e inclusión social en la atención de personas con deficiencia física
Affilliation
Clínica Multifisio. Tapes, RS, Brasil.
Universidade Feevale. Faculdade de Fisioterapia. Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Universidade Feevale. Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Universidade Feevale. Faculdade de Fisioterapia. Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Universidade Feevale. Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo foi investigar percepções e atuações de profissionais da área da saúde que atuam em instituições de reabilitação com pessoas portadoras de deficiência física, nos aspectos relacionados à inclusão social, humanização da saúde e formação acadêmica. Realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, utilizando observações e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. Com base nos resultados, originaram-se três categorias: aspectos sociais do sujeito; atuação e conhecimento em relação à inclusão social e formação; e concepção de humanização da saúde. Foram observadas a complexidade da reabilitação de pessoas com deficiência física e a identificação de obstáculos que precisam ser transpostos, como dificuldades para o acesso adequado e precoce aos serviços do Sistema Único de Saúde; falta de efetividade e eficácia das políticas públicas e legislação em relação à saúde e à acessibilidade; e carência em capacitação sociocultural e humanizada dos profissionais envolvidos. Concluímos que o papel da formação acadêmica e o de políticas públicas efetivas relacionadas à saúde e à acessibilidade são fundamentais para a inclusão social de pessoas com deficiência física, pois trata-se de aspectos interligados, que necessitam de trabalho intersetorial para garantir assistência reabilitacional de qualidade.
Abstract
The aim was to investigate the views and
actions of health professionals working with people
with physical disabilities at rehabilitation institutions
with regard to social inclusion, the humanization of
health, and academic training. A descriptive qualitative study was carried out using observations and
semi-structured interviews as tools for data collection.
Three categories originated from the results: The social aspects of the subject, expertise and knowledge
on social inclusion and training, and the concept
of humanization of health. We found the complexity
of rehabilitating people with physical disabilities and
to identify hurdles that need to be overcome, such as
difficulties in early and adequate access to Unified
Health System services; the lack of public policy and
law effectiveness and efficiency with regard to health
and accessibility, and a lack of sociocultural and humane training of the professionals involved. We concluded that the role played by academic training and
effective public policies related to health and accessibility are fundamental to the social inclusion of people
with disabilities because the process is related with
interconnected aspects that require intersectoral work
to ensure quality rehabilitation care.
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