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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66542
A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA PERSPECTIVA DE INTERSETORIALIDADE
La estrategia salud de la familia y la escuela en la educación sexual: una perspectiva de intersectorialidad
Alternative title
The family health strategy and the school in sex education: an intersectoral perspectiveLa estrategia salud de la familia y la escuela en la educación sexual: una perspectiva de intersectorialidad
Author
Affilliation
Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Enfermagem. Porto Velho, RO, Brasil.
Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Medicina. Porto Velho, RO, Brasil.
Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Administração. Porto Velho, RO, Brasil.
Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Medicina. Porto Velho, RO, Brasil.
Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Administração. Porto Velho, RO, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa analisou como o trabalho de educação sexual de adolescentes e jovens é desenvolvido na perspectiva da intersetorialidade de saúde e educação. Foram levantadas as características pedagógicas e metodológicas usadas por professores e profissionais da Estratégia Saúde da Família de um município do sul da Amazônia ocidental, assim como as perspectivas de interseção da escola com os serviços de saúde para a educação sexual. A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2013. Optou-se pela abordagem qualitativa. Após entrevista semiestruturada, utilizou-se a análise de conteúdo para o levantamento das categorias temáticas. O trabalho de educação sexual caracterizou-se por atividades pontuais motivadas pela demanda. A família foi considerada a principal responsável pela educação sexual, e o despreparo profissional mostrou-se fator importante para a não realização desse tipo de educação. As perspectivas intersetoriais pontuadas pelos participantes ficaram limitadas às ações já existentes na prática, como palestras e projetos, dentre outras. A intersetorialidade para o trabalho de educação sexual parece transitar no campo das ideias, amarrada aos discursos. Apesar de iniciativas governamentais a estimularem, essas perspectivas não têm dado conta da complexidade que envolve sua legitimação. É necessário que novas estratégias para o trabalho da educação sexual sejam discutidas.
Abstract
The study analyzed how sex education is
provided to adolescents and young people from the
perspective of the intersectoriality of health and education. The pedagogical and methodological characteristics used by teachers and professionals of the Family
Health Strategy of a municipality in southern western
Amazônia were surveyed, as were the perspectives of
intersecting the school with health services for sex
education. The survey was conducted between May
and September 2013. A qualitative approach was used.
After a semi-structured interview, content analysis was
used to survey the thematic categories. Sex education
was characterized by specific activities motivated by
demand. The family was considered the main element
responsible for sex education, and a lack of professional
preparedness proved to be an important factor for this
type of education not being provided. The intersectoral
perspectives pointed out by the participants were limited to the actions already existing in practice, such as
lectures and projects, among others. Intersectoriality
for sex education seems to transit in the field of ideas,
tied to the discourses. Although government initiatives
encourage it, these perspectives have failed to account
for the complexity involved in its legitimation. New
strategies must be discussed for sex education.
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