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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66567
RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NOS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE COLETIVA
Relación teoría-práctica en los cursos de maestría académica y profesional en el área de la salud colectiva
Alternative title
Theoretical-practical relationship in academic and professional master’s degree courses in collective healthRelación teoría-práctica en los cursos de maestría académica y profesional en el área de la salud colectiva
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis. Petrópolis, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência da Fiocruz. Escritório Fiocruz Ceará. Fortaleza, CE, Brasil / Centro Universitário Christus. Curso de Odontologia. Fortaleza, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis. Petrópolis, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência da Fiocruz. Escritório Fiocruz Ceará. Fortaleza, CE, Brasil / Centro Universitário Christus. Curso de Odontologia. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo partiu da percepção da existência de semelhanças e diferenças na relação teoria-prática em cursos de mestrado, modalidades acadêmica e profissional na área da Saúde Coletiva. Adotou-se como pressuposto que, nesta relação, as propostas de mestrado profissional não partem da prática profissional dos agentes como cenário para construir novos conhecimentos e tecnologias, mas tendem a reproduzir o modelo hegemônico de formação consolidado no mestrado acadêmico. A partir das categorias ‘relação academia-contexto profissional’, ‘quadro docente’, ‘trabalho final e justificativa para o curso’, o estudo com abordagem qualitativa realizou-se por meio de análise documental e de propostas de cursos, além de entrevistas com coordenadores dos cursos. Para aprofundar a discussão, selecionaram-se sete instituições de ensino superior que ofereciam cursos nessas modalidades. Conclui-se que essa relação é mais complexa no mestrado profissional, e que este, como prevê a legislação, buscou consolidar uma identidade distinta da especialização e do mestrado acadêmico, o que pode caracterizar a principal diferença entre as modalidades. No entanto, seus processos ainda adotam os mesmos referenciais e práticas que o mestrado acadêmico.
Abstract
This study was based on the perception of
similarities and differences in the theory-practice relationship in the master’s degree courses in academic and
professional modes in the Public Health area in Brazil.
It was assumed that, in this relationship, the proposals of
the professional master’s degree course do not part from
the agent’s professional practice as a scenario to build
new knowledge and technologies, rather they tend to
reproduce the hegemonic training model consolidated
in the academic master’s degree course. Based on the
‘academy-professional context relations’, ‘teaching staff,’
‘final work and justification for the course’ categories,
the study was carried out using a qualitative approach
through documentary analysis and course proposals, as
well as using interviews with course coordinators. Seven
colleges offering courses in these modes were selected to
deepen the discussion. It is concluded that this relationship is more complex in the professional master’s degree
course, and that, as provided for under the legislation,
it sought to consolidate an identity that is distinct from
specialization and academic master’s courses, a fact that
may characterize the main difference between the modes.
However, their processes still adopt the same frameworks
and practices as the academic master’s degree course.
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