Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66590
MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA DE ANÁLISES CLÍNICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Alternative title
Technological changes and itsimpacts on the work process in clinical analysisarea: contributions to science teachingAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desse estudo, no campo do ensino de ciências, foi discutir a formação do técnico de nível médio que atua na área de análises clínicas, frente às mudanças tecnológicas no processo de trabalho Os sujeitos da pesquisa trabalhavam em laboratórios clínicos de rotina diagnóstica de três Instituições do município do Rio de Janeiro. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevistas com perguntas abertas e fechadas. Como resultados, verificamos que nos setores de bioquímica e uroanálise, todas as técnicas passaram a ser automatizadas, diferentemente do observado nos outros setores em que apenas uma parte das técnicas foi automatizada, com exceção do setor de parasitologia, totalmente manual. Essa pesquisa apontou que apesar de não ter havido impacto no processo de trabalho desta área, a formação do trabalhador deve ser ampliada para atender as tendências futuras das novas tecnologias.
Abstract
The objective of this study, in the field of science education, was to discuss the training of mid-level technicians working in the area of clinical analysis, in light of technological changes in the work process. The research subjects worked in routine diagnostic clinical laboratories in three institutions in the city of Rio de Janeiro. We used interviews with open and closed questions as data collection instruments. As a result, we found that in the biochemistry and urinalysis sectors, all techniques became automated, unlike what was observed in the other sectors, where only part of the techniques were automated, with the exception of the parasitology sector, which is completely manual. This research showed that although there was no impact on the work process in this area, worker training should be expanded to meet future trends in new technologies.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objetivo de este estudio, en el ámbito de la enseñanza de las ciencias, fue discutir la formación de los técnicos de nivel medio que actúan en el área de análisis clínico, ante los cambios tecnológicos en el proceso de trabajo de los sujetos de investigación. Laboratorios clínicos de diagnóstico de rutina de tres instituciones del municipio de Río de Janeiro. Se utilizó entrevistas con preguntas abiertas y cerradas como instrumento de recolección de datos. Como resultado encontramos que en los sectores de bioquímica y uroanálisis se comenzaron a automatizar todas las técnicas, a diferencia de lo observado en otros sectores donde solo se automatizaba una parte de las técnicas, a excepción del sector de parasitología que era completamente manual. . Esta investigación demostró que si bien no hubo impacto en el proceso de trabajo en esta área, la capacitación de los trabajadores debe ampliarse para atender las tendencias futuras en nuevas tecnologías.
Share