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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66601
INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA
Interdisciplinaridad y formación en el área de salud colectiva
Alternative title
Interdisciplinarity and training in the collective health areaInterdisciplinaridad y formación en el área de salud colectiva
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
Universidade da Amazônia. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Centro de Ciências Humanas e Educação. Belém, PA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
Universidade da Amazônia. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Centro de Ciências Humanas e Educação. Belém, PA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo apresenta os resultados da pesquisa que objetivou discutir a potencialidade da práxis e conceitos de saúde pública/coletiva envolvendo profissionais e saberes na construção do conhecimento em saúde no ambiente escolar. O estudo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2012 em uma escola pública, na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de professores, alunos de ensino médio e estagiários de licenciatura. A metodologia utilizada de pesquisa-ação supõe uma ação coletiva orientada em função da re-solução de problemas, identificados a partir de um diagnóstico da situação elaborado pelos participantes. O diagnóstico foi realizado por meio de perguntas dirigidas aos professores e estagiários, e de uma redação direcionada aos alunos. Os resultados obtidos dos professores revelam que a saúde pública é compreendida como dever do Estado na prestação de serviços de prevenção e assistência à saúde. Já a saúde coletiva é associada ao bem-estar físico, mental e social da população. Tanto os professores como os estagiários, que já participaram de projetos interdisciplinares, reconhecem a experiência como positiva. Os alunos reconheceram que a educação é priorizada em relação às condições físicas e sanitárias da escola, mas identificaram em tais condições fatores de risco ao aprendizado e, consequentemente, à saúde e à qualidade de vida.
Abstract
This article presents and discusses the results of research that discusses the potentiality of the
praxis and public/collective health involving professionals and knowledge in the construction of knowledge in health in the school environment. The study
was conducted during the 2012 school year in a public school in the city of Rio de Janeiro, Brazil with the
participation of teachers, high school students, and
undergraduate interns. The research action methodology involves collective action guided based on the resolution of problems identified from a diagnosis of the
situation prepared by the participants. The diagnosis
was made through questions made to the teachers and
trainees, and an essay directed to students. The results obtained from teachers reveal that public health
is understood as a duty of the State in the provision of
prevention and health care services. Collective health,
meanwhile, is associated with the population's physical, mental, and social well-being. Both professors
and trainees, who have participated in interdisciplinary projects, recognize the experience as positive.
Students recognized that education is prioritized in
relation to the school's physical and sanitary conditions, but identified in such conditions risk factors
for learning and, consequently, health and quality
of life.
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