Author | Vieira, Leila Maria | |
Author | Sgavioli, Claudia de Almeida Prado e Piccino | |
Author | Simionato, Eliane Maria Ravasi Stefano | |
Author | Inoue, Elza Socorra Yamada | |
Author | Heubel, Maricê Thereza Correa Domingues | |
Author | Conti, Marta Helena Souza De | |
Author | Saes, Sandra de Oliveira | |
Access date | 2024-10-21T16:17:36Z | |
Available date | 2024-10-21T16:17:36Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | VIEIRA, Leila Maria et al. Formação profissional e integração com a rede básica de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 293-304, jan./abr. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66630 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A integração entre ensino e serviço proporciona melhor capacitação do docente, do estudante e do profissional do serviço de saúde, e assim garante ações e serviços de qualidade à população. Este estudo teve como objetivo reorientar a formação dos profissionais dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, em consonância com o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde II. Nestes cursos, foram reorganizadas as suas matrizes curriculares, incluindo a adequação do ensino às demandas sociais, do mercado de trabalho e a incorporação de novas tecnologias educacionais. A partir desta análise, criou-se um grupo de disciplinas comum a todos os cursos de saúde da instituição, ou seja, desenvolveu-se uma identidade que caracteriza o perfil do profissional dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Sagrado Coração. Os resultados foram a formação do profissional com competência para atuar como gestor e multiplicador dos princípios do Sistema Único de Saúde, o incremento no processo de capacitação do profissional em serviço e a promoção do trabalho multiprofissional. Para os usuários, os resultados revertem-se em melhoria da qualidade dos serviços recebidos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Matriz curricular | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção básica | en_US |
Title | Formação profissional e integração com a rede básica de saúde | en_US |
Alternative title | Professional training and integration with the basic health network | en_US |
Alternative title | Formación profesional e integración con la red básica de salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00093 | |
Abstract | Integration between teaching and service
affords better training to teachers, students, and to
health service professionals, and, as such, ensures
quality actions and services are provided to the population. This study aimed to refocus the training of
professionals taking courses at the Health Sciences
Center at Sagrado Coração University, in Bauru, state
of São Paulo, Brazil, in line with the National Reorientation Program for Vocational Training in Health II.
These courses' curricula were reorganized, including
adjustments made to teaching in accordance with social and labor market demands and the incorporation
of new educational technologies. Based on this analysis, we created a group of subjects common to all
health courses taught at the institution, i.e., an identity that characterizes the profile of the professional
graduating from the Health Sciences Center at Sagrado
Coração University was developed. The results were
the training of a professional competent to act as a
manager and multiplier of the NHS principles, the improvement of the training process of the professionals in service, and the promotion of multidisciplinary
work. For users, meanwhile, the results translate in
improvements in the quality of the services received. | en_US |
Affilliation | Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Estatal Regional de Saúde. Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Curriculum | en_US |
Subject | Health | en_US |
Subject | Primary care | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |
DeCS | Saúde | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |