Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66630
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INTEGRAÇÃO COM A REDE BÁSICA DE SAÚDE
Formación profesional e integración con la red básica de salud
Alternative title
Professional training and integration with the basic health networkFormación profesional e integración con la red básica de salud
Author
Affilliation
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde Bauru, SP, Brasil.
Fundação Estatal Regional de Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Fundação Estatal Regional de Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Universidade Sagrado Coração. Centro de Ciências da Saúde. Bauru, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
A integração entre ensino e serviço proporciona melhor capacitação do docente, do estudante e do profissional do serviço de saúde, e assim garante ações e serviços de qualidade à população. Este estudo teve como objetivo reorientar a formação dos profissionais dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, em consonância com o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde II. Nestes cursos, foram reorganizadas as suas matrizes curriculares, incluindo a adequação do ensino às demandas sociais, do mercado de trabalho e a incorporação de novas tecnologias educacionais. A partir desta análise, criou-se um grupo de disciplinas comum a todos os cursos de saúde da instituição, ou seja, desenvolveu-se uma identidade que caracteriza o perfil do profissional dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Sagrado Coração. Os resultados foram a formação do profissional com competência para atuar como gestor e multiplicador dos princípios do Sistema Único de Saúde, o incremento no processo de capacitação do profissional em serviço e a promoção do trabalho multiprofissional. Para os usuários, os resultados revertem-se em melhoria da qualidade dos serviços recebidos.
Abstract
Integration between teaching and service
affords better training to teachers, students, and to
health service professionals, and, as such, ensures
quality actions and services are provided to the population. This study aimed to refocus the training of
professionals taking courses at the Health Sciences
Center at Sagrado Coração University, in Bauru, state
of São Paulo, Brazil, in line with the National Reorientation Program for Vocational Training in Health II.
These courses' curricula were reorganized, including
adjustments made to teaching in accordance with social and labor market demands and the incorporation
of new educational technologies. Based on this analysis, we created a group of subjects common to all
health courses taught at the institution, i.e., an identity that characterizes the profile of the professional
graduating from the Health Sciences Center at Sagrado
Coração University was developed. The results were
the training of a professional competent to act as a
manager and multiplier of the NHS principles, the improvement of the training process of the professionals in service, and the promotion of multidisciplinary
work. For users, meanwhile, the results translate in
improvements in the quality of the services received.
Share