Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66636
INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO NA ÁREA DE FARMÁCIA
Interdisciplinaridad y formación en el área de farmacia
Currículo
Interdisciplinaridade
Diretrizes curriculares nacionais
Alternative title
Interdisciplinarity and training in the pharmacy areaInterdisciplinaridad y formación en el área de farmacia
Affilliation
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade Universitária de Campo Grande. Curso de Medicina. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Campo Grande, MS, Brasil.
Abstract in Portuguese
A interdisciplinaridade apresenta-se como um desafio e uma necessidade do setor saúde, tendo em vista o redirecionamento do modelo assistencial. Este estudo objetivou desvelar a compreensão de coordenadores de cursos de graduação em Farmácia da região Centro-Oeste do Brasil sobre a interdisciplinaridade na formação do farmacêutico. Utilizou-se a abordagem qualitativa, no pressuposto metodológico da fenomenologia, segundo a modalidade do fenômeno situado. Foram coletados 16 depoimentos entre junho de 2011 e abril de 2012 e submetidos à descrição, redução e interpretação fenomenológica. A construção dos resultados foi realizada com base nas análises ideográfica e nomotética dos depoimentos, dos quais emergiram 12 temas, agrupados em três categorias principais: interdisciplinaridade no currículo, interdisciplinaridade na formação do farmacêutico e interdisciplinaridade na atuação do farmacêutico no sistema de saúde. Alguns resultados revelados referem-se à necessidade de compreender melhor como a interdisciplinaridade dialoga com o currículo de Farmácia e à superação de obstáculos técnicos e políticos que impedem a prática interdisciplinar efetiva na formação dos farmacêuticos, entre eles a falta de capacitação docente e as disputas de poder entre áreas.
Abstract
Interdisciplinarity is presented as a challenge and a need of the health sector, with a view
to redirect the health care model. This study aimed to
unveil the understanding the coordinators of undergraduate programs in Pharmacy in Midwestern Brazil
have of interdisciplinarity in training pharmacists. A
qualitative approach was used in the methodological
fundamentals of the phenomenology, pursuant to the
mode of the phenomenon. A total of 16 testimonials
were collected between June 2011 and April 2012,
which were then submitted to description, reduction,
and phenomenological interpretation in order to reach
knowledge on the phenomenon studied. Results were
built based on ideographic and nomothetic analyses
of the testimonials, from which 12 topics grouped
into three main categories emerged: curriculum interdisciplinary, interdisciplinary in training the pharmacists, and interdisciplinarity in the pharmacist's
role in the health system. Some of the results that
were obtained point to the need to better understand
how interdisciplinary converses with the Pharmacy
curriculum and overcoming technical and political
obstacles that prevent the practice of effective interdisciplinary in the training of pharmacists, including
the lack of training for faculty and competition for
power among areas.
Keywords in Portuguese
Educação em farmáciaCurrículo
Interdisciplinaridade
Diretrizes curriculares nacionais
Share