Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66637
ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA E ENFERMAGEM
Espiritualidad y salud: una experiencia en la graduación en medicina y enfermería
Alternative title
Spirituality and health: an experience in undergraduate schools of medicine and nursingEspiritualidad y salud: una experiencia en la graduación en medicina y enfermería
Affilliation
Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Pesquisas demonstram que, ainda hoje, a espiritualidade representa um aspecto importante na vida humana. As conquistas do modelo biomecânico de ensino e prática da medicina não conseguiram ofuscar o papel que a espiritualidade ocupa no processo saúde-doença. Seguindo uma tendência que ocorre em escolas médicas de todo o mundo, os autores introduziram, na Universidade Federal de São Paulo, a disciplina eletiva – Espiritualidade e Medicina – dirigida a estudantes de medicina e enfermagem com o objetivo de promover o reconhecimento da dimensão espiritual do paciente e, consequentemente, um atendimento mais humanizado. Após quatro anos de curso, procedeu-se a um estudo qualitativo para determinar o perfil dos estudantes que escolheram a disciplina eletiva, sua percepção em relação ao tema espiritualidade e saúde e a importância atribuída ao curso no que concerne à sua formação pessoal, profissional e humanística. Os textos produzidos pelos alunos durante o curso constituíram a principal fonte de dados. A interpretação dos dados foi realizada por meio de um enfoque da fenomenologia hermenêutica e evidenciou os seguintes temas: busca de sentido da vida; independência entre concepções acerca de Deus e espiritualidade e a importância atribuída à disciplina; espiritualidade e humanização; e espiritualidade, cuidado de si e autoconhecimento.
Abstract
Research shows that, today, spirituality is
an important aspect of human life. The achievements
made by the biomechanical model of teaching and
practice of medicine were unable to overshadow the
role that spirituality plays in the health-disease process. Following a trend occurring in medical schools
throughout the world, the authors introduced at the
Federal University of São Paulo the optional Spirituality and Medicine class, aimed at medical and nursing
students and to promote the recognition of the spiritual dimension of the patient and, thus, afford more
humane care. After four years of the course being offered, a qualitative study was carried out to determine
the profile of the students who chose to take the class,
their perception concerning the spirituality and health
topic, and the importance attributed to the course
when it comes to their personal, professional, and humanistic development. The texts produced by the students during the course were the main source of data.
The data were interpreted through a hermeneutic phenomenology focus and highlighted the following issues: The search for the meaning of life; independence
of views about God and spirituality and the importance given to the discipline; Spirituality and humanization, and spirituality, self-care and self-knowledge.
Share