Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66664
A COMUNIDADE COMO LOCAL DE PROTAGONISMO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
La comunidad como local de protagonismo en la integración enseñanza-servicio y actuación multiprofesional
Alternative title
The community as a place of leadership in education-service integration and multi-professional performanceLa comunidad como local de protagonismo en la integración enseñanza-servicio y actuación multiprofesional
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia. Natal, RN, Brasil.
Abstract in Portuguese
A discussão atual sobre educação e saúde tem mostrado a necessidade de maior integração entre os serviços de saúde e a academia. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe a disseminação de capacidade pedagógica no Sistema Único de Saúde, de modo que a rede pública de saúde passe a constituir-se num espaço de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. O objetivo que se estabeleceu foi o de conhecer o processo de integração entre o ensino e o serviço de saúde na Atenção Básica em Saúde, a partir da atuação dos preceptores no processo de formação dos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A entrevista semiestruturada e a observação direta foram as técnicas escolhidas, e a análise dos dados, feita com base na abordagem hermenêutica-dialética, mostrou que a atuação dos preceptores se constitui em uma importante estratégia para viabilizar a integração ensino-serviço. A conclusão indica para a compreensão de que os profissionais envolvidos na preceptoria se educam enquanto educam, bem como de que o processo educativo é permeado por saberes e experiências heterogêneas, fator altamente favorável à formação dos estudantes e profissionais.
Abstract
The current discussion on education and
health has shown the need for greater integration between health services and the academy. The National
Policy of Permanent Health Education proposed the
dissemination of pedagogical capacity in the National
Health System, so that the public health system would
become a teaching and learning space while one performs his or her work. The goal was to get to know
the process of integration between education and health
services in Primary Health Care, from the actions of
professors in the training process of students in the
undergraduate courses in health care at the Federal
University Rio Grande do Norte. Semi-structured interviews and direct observation were the techniques
chosen, and data analysis, based on the hermeneutic-
-dialectic approach, showed that the professor's performance is an important strategy to facilitate integration
between teaching and service. The conclusion points
to the realization that the professionals involved in
teaching are educated while they educate, and that
the educational process is permeated by heterogeneous knowledge and experience, a highly favorable
factor for the training of students and professionals.
Share