Author | Costa, Áurea de Carvalho | |
Access date | 2024-10-22T16:49:02Z | |
Available date | 2024-10-22T16:49:02Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | COSTA, Áurea de Carvalho. As injunções aos docentes na universidade pública: de intelectuais a trabalhadores polivalentes. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, p. 175-195, 2016. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66671 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Apresentamos parte da pesquisa sobre a precarização do trabalho docente no Brasil. Trata-se de um texto de aprofundamento da discussão sobre docência no ensino superior no contexto atual. A hipótese é a de que esses docentes são submetidos à alienação e à precarização do trabalho, por meio de políticas de recrutamento, seleção, contratação e avaliação que os destituem do controle sobre o trabalho. Com base no referencial do materialismo histórico e dialético, utilizamos a análise documental para estudar o caso de uma universidade estadual. Identificamos como indícios da precarização do trabalho docente: as aplicações de avaliação institucional para gestão do pessoal docente; a redução dos quadros; a substituição de disciplinas por estágios e práticas em licenciaturas; o ensino à distância; a carência de políticas de valorização do aposentado; e as políticas que impõem aos ativos a lógica produtivista. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Escola superior | en_US |
Subject in Portuguese | Intelectuais | en_US |
Subject in Portuguese | Universidade | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho docente | en_US |
Subject in Portuguese | Política educacional | en_US |
Title | As injunções aos docentes na universidade pública: de intelectuais a trabalhadores polivalentes | en_US |
Alternative title | The injunctions to public university teachers: from intellectuals to polyvalent workers | en_US |
Alternative title | Los mandatos a los docentes en la universidad pública:de intelectuales a trabajadores polivalentes | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00031 | |
Abstract | We present part of the research on the precariousness of teaching in Brazil. It is an in-depth discussion about teaching in higher education, in the
present context. The hypothesis is that these teachers
are submitted to the alienation and precariousness of
labor by means of the recruiting, selection, hiring and
evaluation policies, that deprives them of control over
their work. Taking historical and dialectical materialism as reference, we utilized documental analysis
to study the case of a state university. We identified
as indications of the precariousness of teaching: the
application of institutional evaluations for the management of the teaching staff; staff cuts; the substitution of disciplines for internships and teaching
practice; e-learning; the lack of retirement recognition policies; and the policies that impose a productivist logic to the teachers in activity. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-graduação em Educação. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Higher education | en_US |
Subject | Intellectuals | en_US |
Subject | University | en_US |
Subject | Teaching work | en_US |
Subject | Educational policies | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | Política de Educação Superior | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |