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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66671
AS INJUNÇÕES AOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DE INTELECTUAIS A TRABALHADORES POLIVALENTES
Los mandatos a los docentes en la universidad pública:de intelectuales a trabajadores polivalentes
Intelectuais
Universidade
Trabalho docente
Política educacional
Costa, Áurea de Carvalho | Date Issued:
2016
Alternative title
The injunctions to public university teachers: from intellectuals to polyvalent workersLos mandatos a los docentes en la universidad pública:de intelectuales a trabajadores polivalentes
Author
Affilliation
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-graduação em Educação. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Apresentamos parte da pesquisa sobre a precarização do trabalho docente no Brasil. Trata-se de um texto de aprofundamento da discussão sobre docência no ensino superior no contexto atual. A hipótese é a de que esses docentes são submetidos à alienação e à precarização do trabalho, por meio de políticas de recrutamento, seleção, contratação e avaliação que os destituem do controle sobre o trabalho. Com base no referencial do materialismo histórico e dialético, utilizamos a análise documental para estudar o caso de uma universidade estadual. Identificamos como indícios da precarização do trabalho docente: as aplicações de avaliação institucional para gestão do pessoal docente; a redução dos quadros; a substituição de disciplinas por estágios e práticas em licenciaturas; o ensino à distância; a carência de políticas de valorização do aposentado; e as políticas que impõem aos ativos a lógica produtivista.
Abstract
We present part of the research on the precariousness of teaching in Brazil. It is an in-depth discussion about teaching in higher education, in the
present context. The hypothesis is that these teachers
are submitted to the alienation and precariousness of
labor by means of the recruiting, selection, hiring and
evaluation policies, that deprives them of control over
their work. Taking historical and dialectical materialism as reference, we utilized documental analysis
to study the case of a state university. We identified
as indications of the precariousness of teaching: the
application of institutional evaluations for the management of the teaching staff; staff cuts; the substitution of disciplines for internships and teaching
practice; e-learning; the lack of retirement recognition policies; and the policies that impose a productivist logic to the teachers in activity.
Keywords in Portuguese
Escola superiorIntelectuais
Universidade
Trabalho docente
Política educacional
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