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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66673
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: DISCURSOS DE DOCENTES NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA CATARINA
Salud y calidad de vida:discursos de docentes en el cotidiano de una escuela pública de Santa Catarina
Alternative title
Health and quality of life:teachers' speeches in daily life of a public school in Santa CatarinaSalud y calidad de vida:discursos de docentes en el cotidiano de una escuela pública de Santa Catarina
Affilliation
Secretaria do Estado de Educação. Escola Estadual de Educação Básica Joaquim Santiago. São José, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa teve por objetivo conhecer as concepções sobre saúde, doença, qualidade de vida e temas afins de docentes de uma escola pública de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2013. Estudo qualitativo, descritivo, com dados coletados por meio de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. A estratégia de grupo focal adotada foi orientada segundo a abordagem do ‘círculo de cultura’, no qual os participantes expressaram suas concepções sobre os temas estudados e refletiram sobre como contribuir com estratégias de promoção da saúde no contexto escolar por meio da educação em saúde. O universo da pesquisa foi formado por 16 docentes da rede estadual de ensino; oito docentes confirmaram a participação no grupo focal e, desses, apenas seis compareceram do primeiro ao último encontro. Ao final os dados revelaram que os docentes percebem uma estreita relação entre saúde e qualidade de vida e que uma vida saudável é possível na presença de enfermidade. Enfatizaram a necessidade de maior participação dos pais e profissionais da saúde no processo de educação em saúde e, também, de um preparo sistemático e permanente sobre as questões que envolvam saúde no contexto escolar. As concepções dos docentes reafirmam que a dimensão social sobressai à biológica e que o conhecimento e a valorização desses aspectos, na prática docente, podem ampliar as ações em saúde.
Abstract
The research aimed to know the conceptions
of health, disease, quality of life and other topics in
teachers of a public school in Florianópolis, Santa
Catarina, Brazil, 2013. A qualitative and descriptive
study was carried out with data collected in focus
group and semi-structured interviews. The focal group
strategy was oriented on the approach of the `circle
of culture', in which the participants expressed their
concepts on the studied themes and reflected on how
to contribute to health promotion strategies in the
school context through education on health. The research universe included 16 teachers from state schools;
eight teachers confirmed their participation in the focus group and, of these, only six attended the first to
the last meeting. At the end, the data revealed that
teachers perceive a close relationship between health
and quality of life and that a healthy life is possible in
the presence of disease. They emphasized the need for
greater participation of parents and health professionals in the health education process and also a systematic and continuing preparation on issues involving
health in the school context. Conceptions of teachers
reaffirm that the social dimension exceeds the biological
one and that knowledge and appreciation of these aspects, in teaching practice, can broaden health actions.
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