Author | Mesquita, Simone Karine da Costa | |
Author | Meneses, Rejane Millions Viana | |
Author | Ramos, Déborah Karollyne Ribeiro | |
Access date | 2024-10-23T18:51:21Z | |
Available date | 2024-10-23T18:51:21Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | MESQUITA, Simone Karine da Costa; MENESES, Rejane Millions Viana; RAMOS, Déborah Karollyne Ribeiro. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 473-486, maio/ago. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66703 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas pelos docentes na implementação de metodologias ativas no curso de graduação em enfermagem de uma instituição federal localizada no Rio Grande do Norte. Tratou-se de pesquisa exploratório-descritiva com enfoque qualitativo. As entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a vinte sujeitos nos meses de agosto e setembro de 2011 e, posteriormente, analisadas seguindo pressupostos da análise de conteúdo. As principais adversidades elencadas pelos sujeitos da pesquisa foram agrupadas em três categorias de análise: problemas curriculares como empecilho para a aplicação de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; resistência do docente em implementar metodologias ativas de ensino/aprendizagem; e dificuldade de compreensão da aplicabilidade das metodologias ativas de ensino/aprendizagem na prática docente. Diante de tais dificuldades, fez-se necessário introduzir novas formas de organizar e produzir o conhecimento, uma vez que a utilização de metodologias ativas poderia favorecer a formação de sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade. Compreender a utilização de metodologias ativas é fundamental para atender aos pressupostos do paradigma educacional contemporâneo. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Metodologias ativas | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Formação de enfermeiro | en_US |
Title | Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem | en_US |
Alternative title | Active teaching/learning methodologies: difficulties faced by the faculty of a nursing course | en_US |
Alternative title | Metodologías activas de enseñanza/aprendizaje: dificultades de docentes de un curso de enfermería | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00114 | |
Abstract | The study aimed to identify the difficulties
experienced by faculty in the implementation of active methodologies in the undergraduate course in
nursing at a federal institution in the state of Rio
Grande do Norte, Brazil. This was an exploratory and
descriptive survey using a qualitative approach. The
semi-structured interviews were applied to twenty
subjects in August and September 2011 and, subsequently, analyzed pursuant to content analysis assumptions. The main adversities listed by the research
subjects were grouped into three analysis categories:
Curricular issues as an impediment to the application
of active teaching/learning methodologies; professor
resistance to the implementation of active teaching/learning methodologies; and difficulty in understanding
the applicability of active teaching/learning methodologies in the teaching practice. Faced with such
difficulties, it was necessary to introduce new ways
to organize and produce knowledge, since the use of
active methodologies could favor the training of subjects with an enhanced view on health who are active
and committed to the transformation of reality. Understanding the use of active methodologies is critical to meeting the assumptions of the contemporary
educational paradigm. | en_US |
Affilliation | Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Secretaria Municipal de Saúde. Unidade de Saúde da Família. São Gonçalo do Amarante, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Active methodologies | en_US |
Subject | Nursing education | en_US |
Subject | Nurse training | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Pesquisa Metodológica em Enfermagem | en_US |
DeCS | Educação em Enfermagem | en_US |
DeCS | Formação em enfermagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |