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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66703
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM: DIFICULDADES DE DOCENTES DE UM CURSO DE ENFERMAGEM
Metodologías activas de enseñanza/aprendizaje: dificultades de docentes de un curso de enfermería
Alternative title
Active teaching/learning methodologies: difficulties faced by the faculty of a nursing courseMetodologías activas de enseñanza/aprendizaje: dificultades de docentes de un curso de enfermería
Author
Affilliation
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Secretaria Municipal de Saúde. Unidade de Saúde da Família. São Gonçalo do Amarante, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas pelos docentes na implementação de metodologias ativas no curso de graduação em enfermagem de uma instituição federal localizada no Rio Grande do Norte. Tratou-se de pesquisa exploratório-descritiva com enfoque qualitativo. As entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a vinte sujeitos nos meses de agosto e setembro de 2011 e, posteriormente, analisadas seguindo pressupostos da análise de conteúdo. As principais adversidades elencadas pelos sujeitos da pesquisa foram agrupadas em três categorias de análise: problemas curriculares como empecilho para a aplicação de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; resistência do docente em implementar metodologias ativas de ensino/aprendizagem; e dificuldade de compreensão da aplicabilidade das metodologias ativas de ensino/aprendizagem na prática docente. Diante de tais dificuldades, fez-se necessário introduzir novas formas de organizar e produzir o conhecimento, uma vez que a utilização de metodologias ativas poderia favorecer a formação de sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade. Compreender a utilização de metodologias ativas é fundamental para atender aos pressupostos do paradigma educacional contemporâneo.
Abstract
The study aimed to identify the difficulties
experienced by faculty in the implementation of active methodologies in the undergraduate course in
nursing at a federal institution in the state of Rio
Grande do Norte, Brazil. This was an exploratory and
descriptive survey using a qualitative approach. The
semi-structured interviews were applied to twenty
subjects in August and September 2011 and, subsequently, analyzed pursuant to content analysis assumptions. The main adversities listed by the research
subjects were grouped into three analysis categories:
Curricular issues as an impediment to the application
of active teaching/learning methodologies; professor
resistance to the implementation of active teaching/learning methodologies; and difficulty in understanding
the applicability of active teaching/learning methodologies in the teaching practice. Faced with such
difficulties, it was necessary to introduce new ways
to organize and produce knowledge, since the use of
active methodologies could favor the training of subjects with an enhanced view on health who are active
and committed to the transformation of reality. Understanding the use of active methodologies is critical to meeting the assumptions of the contemporary
educational paradigm.
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