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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66717
DIÁRIOS DE QUARENTENA EM JOGOS DIGITAIS NARRATIVOS: LETRAMENTOS E CRIAÇÃO COLABORATIVA DE JOGOS POR ESTUDANTES NA PANDEMIA
Author
Affilliation
Zeltzer Tecnologias Educacionais Ltda. Departamento de Operações Pedagógicas de Projetos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo destaca a iniciativa e resultados preliminares do projeto "FazGame Com Ciência: Diário de Quarentena", de criação colaborativa de jogos digitais narrativos no contexto da pandemia. Utilizando a plataforma FazGame, que dispensa programação, o projeto busca constituir espaços de interação, aprendizagem e ressignificação; promover a saúde e divulgar a ciência por meio da criação de narrativas em formato de jogos digitais; e possibilitar oportunidades de letramentos em jogos digitais e outros recursos de expressão de forma colaborativa. O projeto está em andamento, com a participação de 12 estudantes e encontros semanais que apoiam o desenvolvimento dos jogos. Observou-se, até o momento, que explorar a cultura participatória dos jogos digitais favorece a manutenção dos vínculos afetivos e letramentos múltiplos, especialmente no contexto de isolamento social.
Abstract
This article highlights the initiative and preliminary results of the project "FazGame Com Ciência: Diário de Quarentena", which involves the collaborative creation of digital narrative games in the context of the pandemic. Using the FazGame platform, which does not require programming, the project seeks to create spaces for interaction, learning and redefinition; promote health and disseminate science through the creation of narratives in the format of digital games; and provide opportunities for literacy in digital games and other resources of expression in a collaborative way. The project is ongoing, with the participation of 12 students and weekly meetings that support the development of the games. So far, it has been observed that exploring the participatory culture of digital games favors the maintenance of affective bonds and multiple literacies, especially in the context of social isolation.
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Este artículo destaca la iniciativa y los resultados preliminares del proyecto "FazGame Com Ciência: Diário de Quarentena", para la creación colaborativa de juegos narrativos digitales en el contexto de la pandemia. Utilizando la plataforma FazGame, que no requiere programación, el proyecto busca crear espacios de interacción, aprendizaje y reencuadre; promover la salud y difundir la ciencia mediante la creación de narrativas en formato de juegos digitales; y habilitar oportunidades de alfabetización en juegos digitales y otros recursos de expresión de manera colaborativa. El proyecto está en marcha, con la participación de 12 estudiantes y reuniones semanales que apoyan el desarrollo de los juegos. Se ha observado, hasta el momento, que explorar la cultura participativa de los juegos digitales favorece el mantenimiento de vínculos emocionales y alfabetizaciones múltiples, especialmente en contextos de aislamiento social.
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