Author | Vieira, Jarbas Santos | |
Author | Gonçalves, Vanessa Bugs | |
Author | Martins, Maria de Fátima Duarte | |
Access date | 2024-10-28T18:58:17Z | |
Available date | 2024-10-28T18:58:17Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | VIEIRA, Jarbas Santos; GONÇALVES, Vanessa Bugs; MARTINS, Maria de Fátima Duarte. Trabalho docente e saúde das professoras de educação infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 559-574, maio/ago. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66754 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste artigo é discutir a relação entre processo de trabalho docente e a saúde de 196 professoras que atuavam em escolas municipais de educação infantil do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, em 2011. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Na dimensão quantitativa foi aplicado, sobre todo o corpo docente, o Job Content Questionnaire, cuja finalidade é investigar as rotinas ocupacionais do trabalho que são consideradas um risco à saúde dos trabalhadores. Na dimensão qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas sobre as práticas educacionais das professoras em seu cotidiano de trabalho e o que as cerca. O eixo das entrevistas abordou o cotidiano de trabalho dessas docentes e suas percepções acerca da importância da professora de educação infantil. A análise mostrou que os discursos prevalentes reforçam a ideia do magistério como sacerdócio, naturalizando a ideia de doação e sacrifício como intrínsecas ao processo de trabalho docente. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação infantil | en_US |
Subject in Portuguese | Mal-estar docente | en_US |
Subject in Portuguese | Processo de trabalho docente | en_US |
Title | Trabalho docente e saúde das professoras de educação infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul | en_US |
Alternative title | The teaching profession and the health of the childhood education teachers in pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil | en_US |
Alternative title | Trabajo docente y salud de las maestras de educación infantil de pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00119 | |
Abstract | The purpose of this article is to discuss the
relationship between the teaching process and the
health of 196 teachers working at municipal preschools
in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2011. Methodologically, the research was developed in two stages,
a quantitative and a qualitative one. In the quantitative dimension, a Job Content Questionnaire was
applied to the entire faculty, the purpose of which is
to investigate the occupational routines of the work
that are considered a risk to the workers' health. In the
qualitative dimension, data collection was carried out
through semi-structured interviews on the teachers'
educational practices in their daily work and about
what surrounds them. The axis of the interviews addressed the daily work of these teachers and their
perceptions about the importance of the early childhood education teacher. The analysis showed that the
prevailing discourses reinforce the idea of teaching
as a priesthood, naturalizing the idea of giving and
sacrifice as intrinsic to the teaching process. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Fundamentos da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Pelotas, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Fundamentos da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pelotas, RS, Brasil. | en_US |
Subject | Childhood education | en_US |
Subject | Teaching uneasiness | en_US |
Subject | Teaching work process | en_US |
DeCS | Educação Infantil | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | Angústia Psicológica | en_US |
DeCS | Fluxo de Trabalho | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |