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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66754
TRABALHO DOCENTE E SAÚDE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL
Trabajo docente y salud de las maestras de educación infantil de pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Alternative title
The teaching profession and the health of the childhood education teachers in pelotas, Rio Grande do Sul, BrazilTrabajo docente y salud de las maestras de educación infantil de pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Affilliation
Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Fundamentos da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Pelotas, RS, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Fundamentos da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pelotas, RS, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Fundamentos da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pelotas, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste artigo é discutir a relação entre processo de trabalho docente e a saúde de 196 professoras que atuavam em escolas municipais de educação infantil do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, em 2011. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Na dimensão quantitativa foi aplicado, sobre todo o corpo docente, o Job Content Questionnaire, cuja finalidade é investigar as rotinas ocupacionais do trabalho que são consideradas um risco à saúde dos trabalhadores. Na dimensão qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas sobre as práticas educacionais das professoras em seu cotidiano de trabalho e o que as cerca. O eixo das entrevistas abordou o cotidiano de trabalho dessas docentes e suas percepções acerca da importância da professora de educação infantil. A análise mostrou que os discursos prevalentes reforçam a ideia do magistério como sacerdócio, naturalizando a ideia de doação e sacrifício como intrínsecas ao processo de trabalho docente.
Abstract
The purpose of this article is to discuss the
relationship between the teaching process and the
health of 196 teachers working at municipal preschools
in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2011. Methodologically, the research was developed in two stages,
a quantitative and a qualitative one. In the quantitative dimension, a Job Content Questionnaire was
applied to the entire faculty, the purpose of which is
to investigate the occupational routines of the work
that are considered a risk to the workers' health. In the
qualitative dimension, data collection was carried out
through semi-structured interviews on the teachers'
educational practices in their daily work and about
what surrounds them. The axis of the interviews addressed the daily work of these teachers and their
perceptions about the importance of the early childhood education teacher. The analysis showed that the
prevailing discourses reinforce the idea of teaching
as a priesthood, naturalizing the idea of giving and
sacrifice as intrinsic to the teaching process.
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