Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6678
O LUGAR DO MÉDICO NA CRECHE INSTITUCIONAL: DISCUTINDO SEU CAMPO DE TRABALHO COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Silva, Lenir Nascimento da | Date Issued:
2006
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Que possibilidades de trabalhode saúde em curto e longo prazo se inauguram
considerando: o cuidado como forma de instaurar a potência de ser e de saber
do sujeito, a creche como instituição cuidadora, local de expansão das relações
sociais, sua faixa etária e a continuidade das relaçõesali estabelecidas? Essa
pesquisa parte da experiência pessoal e tem a clínica tanto como meio pelo
qual se realizam ações em saúde, quanto como caminho no qual esta se torna
via de produção de conhecimento. Discutimos o campo de trabalho do médico
como profissional de saúde, tendo a creche institucional como cenário.
Consideramos que as ações praticadas continuamente com as crianças devem
instituir um olhar sobre sua saúde, não sobre sua doença, embora os médicos
tenham esta última como objeto de atenção de seu trabalho. Saúde aqui é
considerada um recurso para a vida e não como umobjetivo para viver. A
necessidade social da creche vem aumentando nos últimos anos, assim como
os agravos à saúde das crianças decorrentes do convívio social precoce e
intenso. No entanto, a caminhada do sujeito para tornar-se um ser social e
autônomo e a avaliação tanto dos riscos decorrentes deste processo (e do
trabalho preventivo que estes iniciam),como da qualidade do cuidado prestado
- que poderá ou não instituir uma linha de desenvolvimento que culmine na
capacidade social de cuidar - principiam uma série de possibilidades
institucionais para o trabalho de saúde que são nosso norte. Assim, iniciamos
uma discussão teórico-clínica institucional, ilustrada por exemplos do
atendimento cotidiano da creche, exemplos estes que foram selecionados
levando-se em conta sua relevância por assunto abordado e estarem
enquadrados dentro dos princípios da pesquisa clínica. A análise dos mesmos
é feita de modo que a discussão emerja das ações cotidianas. Procuramos
embasamento conceitual no diálogo mantido com a literatura especializada. O
trabalho é organizado de modo que o leitortenha uma visão tridimensional do
dia-a-dia da instituição,desde a entrada na creche,passando pelo cotidiano
das famílias até a discussão sobre seu papel como instituição socializadora.
Entendemos que existe a possibilidade de todos, por meio da singularidade das
ações praticadas com as crianças, podermos contribuir para a modificação do
processo de poder cotidiano e tambémque existe na creche a oportunidade de
resgate de uma prática clínica, comum antes do advento da anatomopatologia,
menos preocupada com as lesões estabelecidas e mais comprometida com o
cuidado com as pessoas.
Abstract
Bearing in mind some significant aspects, such as caring as a way of providing
instruments to transform the human being, the nursery as a protective
institution, a place where socialrelations happen, its age group and the
continuity of the relations established there, one important question remains:
what are the possibilities of the health work in a short and long run? The
personal experience is the basis of this research, which takes into consideration
two important points related to the clinic: itis a mean in which actions in health
are carried out in the nursery and it is the way that makes knowledge production
viable. We discuss the fieldwork of the doctor as a health professional, having
the institutional nursery as scenery. Weconsider that the actions carried out
continuously with children in the nursery should provide a look on its health and
not on its illness, which is the main focus of attention of the doctors. In this
research, health is considered a resourcefor life and not as a goal to live. The
social necessity of the nursery has increased in recent years, being this fact
connected with the worsening inthe children health because of the premature
and intense social conviviality. However, the journey of the person to become a
social and independent being and the evaluation not only of the risks generated
by this process (and by the preventive work that has begun), but also of the
quality of the provided care – which can orcannot provide the social capacity to
take care of – show several institutionalpossibilities for the health work that are
our main directives. In this regard, we initiate an institutional theoretical-clinic
discussion, which is illustrated by some examples of daily attendance in the
nursery, being these examples selectedaccording with two aspects: its
importance for the subject to be analyzed and the fact that they are suitable for
clinical research. The analysis of these examples is done with the purpose of
propitiating a discussion which is a direct result of everyday life actions. It is
important to highlighthere that our theoretical basis is fostered in accordance to
the specialized literature. This research is organized with the aim of providing
the reader with a three-dimensional vision of everyday life of the institution, i.e.,
the entrance in the nursery, the everyday life of families and the discussion
about its role as an institution that seeks to prepare children for social life. In the
context of the nursery work, we understand that everybody, through its actions
carried out with children, can contribute to modify the everyday life process and
also that: there is an opportunity to redeema practical clinic (usual before the
advent of the anatomy and pathology, which is less worried about injuries and
more compromised with the care with people.
Share