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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66845
A EDUCAÇÃO DE CORPO E ALMA COMO ELEMENTO PARA A PRODUÇÃO DO SUJEITO SAUDÁVEL
La educación del cuerpo y del alma como elemento para la producción del individuo saludable
Rodrigues, Rogério | Date Issued:
2015
Alternative title
Body and soul education as element for producing a healthy subjectLa educación del cuerpo y del alma como elemento para la producción del individuo saludable
Author
Affilliation
Universidade Federal de Itajubá. Itajubá, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
o Pensar a relação entre a educação do corpo e a produção do sujeito saudável é poder pensar uma educação física cuja prática proporcione condições de saúde para o sujeito. Compreende-se que o corpo se constitui como meio de representação permanente para que o sujeito possa significar a si mesmo um ser saudável. O objetivo desta reflexão é compreender a educação das práticas corporais como algo que permita ao sujeito representar sua concepção de corpo saudável. Neste aspecto, parte-se da hipótese de que seria de fundamental importância a construção de processos analíticos críticos sobre as diversas práticas corporais educativas que se instituem no cotidiano, tendo como referência as condições que subordinam o sujeito à ordem social.
Abstract
Thinking the relationship between the education of the body and producing a healthy subject is
being able to think of a physical education the practice of which provides health conditions for the subject. It is understood that the body is as a means of
permanent representation so the subject can signify
him or herself as a healthy being. The purpose of this
reflection is to understand the education of bodily
practices as something that allows the subject to represent his or her view of a healthy body. In this
respect, it is assumed that it would be crucial to build
critical analytical processes on the various educational bodily practices that are instituted in everyday
life, with reference to the conditions that subordinate
the individual to social order.
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