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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66919
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Las políticas educacionales y la pasantía curricular supervisada en el curso de grado en enfermería
Alternative title
Educational policies and the supervised curricular internship in the undergraduate nursing courseLas políticas educacionales y la pasantía curricular supervisada en el curso de grado en enfermería
Affilliation
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dourados, MS, Brasil / Universidade Federal da Grande Dourado. Dourados, MS, Brasil.
Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS, Brasil / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS, Brasil / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo discute as políticas de educação e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem, a influência da reestruturação produtiva e da reforma do Estado capitalista no ensino superior brasileiro. Por se tratar de um estudo reflexivo, buscou-se como referencial de discussão a literatura da área, bem como os norteamentos trazidos pelas legislações do estágio curricular supervisionado e do ensino de enfermagem. No processo histórico da profissão do enfermeiro, destacam-se o cuidado com a prática profissional e os modos possíveis de apropriação da identidade desse profissional. Assim, o estágio é visto como parte indispensável no seu processo de formação; por meio dele podem-se desenvolver habilidades e competências próprias do enfermeiro. O estágio curricular supervisionado não deve ser visto somente como uma exigência do mundo capitalista, pois é possível formar um enfermeiro capaz de refletir sobre suas condições materiais de existência utilizando a prática reflexiva na articulação entre ensino e serviço
Abstract
The article discusses the educational policies and the supervised curricular internship in the
undergraduate nursing course, in addition to the influence of productive restructuring and of the reform
of the capitalist State on Brazilian higher education.
Because it is a reflective study, the literature on the
area and the guidance introduced by the laws concerning the supervised curricular internship and nursing
education were used as references. In the historical
process of the nursing profession, the care with the
professional practice and the possible modes of appropriation of this professional identity are under the
limelight. Thus, the internship is seen as an essential part of the training process; the skills required of
the nurse can be learned through it. The supervised
curricular internship should not be seen merely as a
requirement of the capitalist world, as it is possible to
train a nurse who can reflect on his or her material
conditions of existence using the reflective practice
in linking teaching and work.
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