Author | Nideck, Renata de Lima Pacheco | |
Author | Queiroz, Paulo Pires de | |
Access date | 2024-11-05T00:10:13Z | |
Available date | 2024-11-05T00:10:13Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | NIDECK, Renata de Lima Pacheco; QUEIROZ, Paulo Pires de. Perspectivas para o ensino na saúde: do ’apagão educacional’ à política de educação permanente. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 159-179, jan./abr. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66946 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O artigo aborda a educação permanente na ótica reflexiva e rizomática, abrangendo a necessidade de desterritorializar os saberes circulantes na saúde. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico estrutura-se no materialismo histórico marxista. O estudo descreve um breve histórico sobre a política educacional com base em dois eventos marcantes ocorridos na década de 1980: a escassez de trabalhadores para o trabalho complexo, denominado ‘apagão educacional’, e o surgimento do novo ensino superior no Brasil. Tais eventos, ao atravessarem a formação profissional, reproduzem na educação em serviço a estrutura do conhecimento mais hierarquizada. Se o ensino na saúde apresenta limitações, oferece também possibilidades e perspectivas para romper com a rigidez epistemológica e aproximar-se da educação menor e do crescimento de rizomas nas práticas em saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | SUS | en_US |
Subject in Portuguese | Profissional reflexivo | en_US |
Subject in Portuguese | Educação menor | en_US |
Subject in Portuguese | Pedagogia rizomática | en_US |
Title | Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente | en_US |
Alternative title | Prospects for teaching in health: from the 'education blackout' to the continuing education policy | en_US |
Alternative title | Perspectivas para la enseñanza en la salud:del ‘apagón educativo’a la política de educación permanente | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00022 | |
Abstract | The article discusses continuing education
from reflective and rhizomatic perspective, covering
the need to deterritorialize the current knowledge on
health. It is a review of the literature the theoretical reference for which is structured in historical Marxist
materialism. The study describes a brief history of the
educational policy based on two landmark events in
the 1980s: A shortage of workers for complex work,
which was called an educational blackout, and the
emergence of new higher education in Brazil. Such
events, when traversing professional training, reproduce the more hierarchical structure of knowledge
in education in work. While teaching in health has
limitations, it also offers possibilities and perspectives to break away from the epistemological rigidity
and to approach the lower education and growth of
rhizomes in health practices. | en_US |
Affilliation | Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Niterói, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil / Columbia Pacific University. Califórnia, EUA. | en_US |
Subject | Continuing education | en_US |
Subject | UHS | en_US |
Subject | Reflective practitioner | en_US |
Subject | Lower education | en_US |
Subject | Rhizomatic pedagogy | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |