Author | Carvalho, Simone Bueno de Oliveira | |
Author | Duarte, Lucia Rondelo | |
Author | Guerrero, José Manoel Amadio | |
Access date | 2024-11-05T00:56:04Z | |
Available date | 2024-11-05T00:56:04Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | CARVALHO, Simone Bueno de Oliveira; DUARTE, Lucia Rondelo; GUERRERO, José Manoel Amadio. Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 123-144, jan./abr. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66950 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo do estudo foi conhecer a percepção de docentes, discentes e profissionais das unidades básicas de saúde sobre a integração ensino -serviço no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A amostra do estudo foi constituída por 14 docentes, 36 alunos do sexto ano e 38 profissionais de seis unidades parceiras, que responderam a um questionário semiestruturado sobre a integração ensino-serviço e sua evolução. As respostas discursivas foram analisadas segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo, e as respostas às questões fechadas foram analisadas segundo a distribuição de frequência. Verificou-se que 73,9% dos respondentes (a maioria de adultos jovens e mulheres) perceberam avanços na integração ensino-serviço nos últimos anos, 'com idas e vindas', pois 'é um processo', 'um aprendizado que leva tempo'. Os temas fortemente evidenciados foram os interesses distintos entre os atores, o envolvimento da universidade, a participação do aluno na unidade de saúde, a comunicação, a estrutura da unidade básica e o conhecimento da realidade. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação médica | en_US |
Subject in Portuguese | Unidade básica de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Integração ensino-serviço | en_US |
Title | Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem | en_US |
Alternative title | Partnership in education and work at a basic health unit as a teaching-learning scenario | en_US |
Alternative title | Asociación enseñanza y servicio en unidad básica de salud como escenario de enseñanza-aprendizaje | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00026 | |
Abstract | The study aimed to get to know the views
of professors, students, and professionals at basic
health units on the teaching-work integration at the
College of Medical Sciences and Health at the Pontifical Catholic University of São Paulo. The study
sample consisted of 14 professors, 36 sixth year students, and 38 professionals from six partner units,
who answered a semi-structured questionnaire on the
teaching-work integration and its evolution. The discursive replies were analyzed using the collective
subject discourse technique, while the answers to
closed questions were analyzed based on frequency
distribution. It was found that 73.9 percent of the respondents (most of whom young adults and women)
noted progress in the teaching-work integration in recent years, 'with comings and goings,' because 'it is
a process,' 'learning that takes time.' The topics that
appeared with most emphasis were the distinct interests among the players, the involvement of the university, the student's participation at the health unit,
communications, the structure of the basic unit, and
knowledge of reality. | en_US |
Affilliation | Prefeitura de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Sorocaba, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sorocaba, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Prefeitura de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Sorocaba, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Medical education | en_US |
Subject | Basic Health Unit | en_US |
Subject | Teaching-work integration | en_US |
DeCS | Educação Médica | en_US |
DeCS | Centros de Saúde | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Medicina | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |