Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66950
PARCERIA ENSINO E SERVIÇO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE COMO CENÁRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Asociación enseñanza y servicio en unidad básica de salud como escenario de enseñanza-aprendizaje
Alternative title
Partnership in education and work at a basic health unit as a teaching-learning scenarioAsociación enseñanza y servicio en unidad básica de salud como escenario de enseñanza-aprendizaje
Affilliation
Prefeitura de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Sorocaba, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sorocaba, SP, Brasil.
Prefeitura de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Sorocaba, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sorocaba, SP, Brasil.
Prefeitura de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Sorocaba, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi conhecer a percepção de docentes, discentes e profissionais das unidades básicas de saúde sobre a integração ensino -serviço no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A amostra do estudo foi constituída por 14 docentes, 36 alunos do sexto ano e 38 profissionais de seis unidades parceiras, que responderam a um questionário semiestruturado sobre a integração ensino-serviço e sua evolução. As respostas discursivas foram analisadas segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo, e as respostas às questões fechadas foram analisadas segundo a distribuição de frequência. Verificou-se que 73,9% dos respondentes (a maioria de adultos jovens e mulheres) perceberam avanços na integração ensino-serviço nos últimos anos, 'com idas e vindas', pois 'é um processo', 'um aprendizado que leva tempo'. Os temas fortemente evidenciados foram os interesses distintos entre os atores, o envolvimento da universidade, a participação do aluno na unidade de saúde, a comunicação, a estrutura da unidade básica e o conhecimento da realidade.
Abstract
The study aimed to get to know the views
of professors, students, and professionals at basic
health units on the teaching-work integration at the
College of Medical Sciences and Health at the Pontifical Catholic University of São Paulo. The study
sample consisted of 14 professors, 36 sixth year students, and 38 professionals from six partner units,
who answered a semi-structured questionnaire on the
teaching-work integration and its evolution. The discursive replies were analyzed using the collective
subject discourse technique, while the answers to
closed questions were analyzed based on frequency
distribution. It was found that 73.9 percent of the respondents (most of whom young adults and women)
noted progress in the teaching-work integration in recent years, 'with comings and goings,' because 'it is
a process,' 'learning that takes time.' The topics that
appeared with most emphasis were the distinct interests among the players, the involvement of the university, the student's participation at the health unit,
communications, the structure of the basic unit, and
knowledge of reality.
Share