O PROEJA E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR: DISPOSITIVOS ANALISADORES DA EDUCAÇÃO
El proeja y la propuesta de integración curricular: dispositivos analizadores de la educación
Amado, Luiz Antonio Saléh | Date Issued:
2015
Alternative title
Proeja and the curriculum integration proposal: analyzer devices of educationEl proeja y la propuesta de integración curricular: dispositivos analizadores de la educación
Author
Affilliation
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo desenvolve a ideia de que o currículo integrado e a educação de jovens e adultos, associados no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, funcionam como analisadores, evidenciando o modo como a educação se constitui e torna possível o surgimento de outras formas de organização do fazer pedagógico. A proposta de integração curricular contida nesse programa possibilita colocar em discussão o modo como a educação tem organizado suas relações, suas práticas, seus tempos e seus espaços. Permite, ainda, ultrapassar os discursos que reafirmam a necessidade de adaptação dos projetos pedagógicos da educação 'regular' às especificidades do aluno da educação de jovens e adultos, questionando outras modalidades da educação. Além de problematizar o potencial transformador do currículo integrado, o texto analisa as reações e os movimentos suscitados nos embates entre o instituído e o instituinte, os quais podem tanto intensificar quanto reduzir a propriedade crítica da proposta, procurando torná-la equivalente às formas sociais já existentes. Conclui destacando que a educação, ao mesmo tempo em que deve ao modo como a sociedade se estrutura as suas condições de possibilidade, contribui para a produção de subjetividades que circulam nessa mesma sociedade .
Abstract
This paper develops the idea that the integrated curriculum and the education of youth and
adults, associated with the National Program for the
Integration of Vocational Education with Basic Education in the Education of Youth and Adults Mode,
act as analyzers, showing how education constitutes
and enables the emergence of other forms of educational organization. The proposed curriculum integration contained in this program enables a discussion
on how education has organized its relationships,
practices, times, and spaces. It also allows discourses
that reaffirm the need to adapt 'regular' education
projects to the specificities of the education of youth
and adults student to be surpassed, questioning other
forms of education. Besides questioning the transformative potential of the integrated curriculum, the
text examines the reactions and movements arising in
clashes between instituted and the instituting, which
can either intensify or reduce the critical property
of the proposal, seeking to make it equivalent to the
already existing social forms. It concludes by highlighting that education, while it owes to the way society is structured the conditions that make it possible, contributes to producing the subjectivities that
circulate in this very same society.
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