Author | Rocha, Natália Hosana Nunes | |
Author | Bevilacqua, Paula Dias | |
Author | Barletto, Marisa | |
Access date | 2024-11-06T23:01:41Z | |
Available date | 2024-11-06T23:01:41Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | ROCHA, Natália Hosana Nunes; BEVILACQUA, Paula Dias; BARLETTO, Marisa. Metodologias participativas e educação permanente na formação de agentes comunitários/as de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 597-615, set./dez. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67014 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Busca-se neste texto refletir sobre o uso de metodologias participativas na educação permanente de agentes comunitários/as de saúde, numa discussão sobre os limites e potencialidades de tais metodologias estimularem reflexões e possíveis mudanças nas práticas cotidianas desses profissionais. Foram realizadas entrevistas e caminhadas transversais com os/as agentes, que resultaram em relatorias utilizadas como material de análise. Não seria simples mensurar o impacto que essa metodologia tem no processo de construção do pensamento reflexivo, mas a análise do potencial das metodologias participativas em atividades de formação de agentes comunitários da saúde permitiu perceber que houve empoderamento quanto aos temas abordados. Pôde-se compreender o quão significativas as metodologias se mostraram na abordagem das temáticas, especialmente nos temas ‘prevenção de doença e promoção da saúde’ e ‘violência de gênero’. Conclui-se que o fato de algo poder ser percebido com outros significados e sentidos possibilita outros modos da produção de práticas cotidianas. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Construção coletiva | en_US |
Subject in Portuguese | Conhecimento e prática | en_US |
Subject in Portuguese | Atuação profissional | en_US |
Title | Metodologias participativas e educação permanente na formação de agentes comunitários/as de saúde | en_US |
Alternative title | Participatory methodologies and permanent education in training community/health agents | en_US |
Alternative title | Metodologías participativas y educación permanente en la formación de agentes comunitarios de salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00056 | |
Abstract | This article seeks to reflect on the use of
participatory methodologies in the continuing education of community/health workers, in a discussion
about the limits and possibilities of such methodologies, encouraging reflections and possible changes
in these professionals' daily practices. Transect interviews and walks were carried out with the agents,
which resulted in the rapporteurs that used as material for analyses. It would be no simple task to measure
the impact that this methodology has on the process
of building reflective thought, but the analysis of the
potential of participatory methodologies in the training activities aimed at community health workers
allowed us to realize that there was empowerment with
regard to the themes addressed. It was possible to understand how significant the methodologies have shown
to be in addressing the issues, especially with regard
to the 'prevention of disease and promotion of health'
and to 'gender violence.' In sum, the fact that something can be realized with other meanings and senses
allows other modes of production of daily practices. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação. Viçosa, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Veterinária. Viçosa, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação. Viçosa, MG, Brasil. | en_US |
Subject | Collective construction | en_US |
Subject | Knowledge and practice | en_US |
Subject | Professional performance | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Agentes Comunitários de Saúde | en_US |
DeCS | Área de Atuação Profissional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |