Author | Souza, Thais Salema Nogueira de | |
Author | Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da | |
Access date | 2024-11-08T15:12:35Z | |
Available date | 2024-11-08T15:12:35Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | SOUZA, Thais Salema Nogueira de; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da. Análise crítica de saberes e práticas sobre alimentação de profissionais de saúde e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 739-756, set./dez. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67044 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Os saberes e práticas dos indivíduos se (re)produzem cotidianamente com base no entrelaçamento da bagagem pessoal com as relações humanas e sociais experimentadas nos diversos espaços coletivos. Nesse sentido, escolas e unidades de saúde se configuram como espaços privilegiados de atuação e investigação. O objetivo deste artigo é discutir os saberes e práticas relacionados à alimentação, questão central para o tema transversal saúde, por meio do diálogo com profissionais de educação e de saúde do município do Rio de Janeiro. Para isso, foram consideradas discussões desenvolvidas no âmbito da socioantropologia da alimentação. Foram utilizados métodos da pesquisa qualitativa, buscando valorizar as intersubjetividades e os significados atribuídos pelos sujeitos às suas próprias experiências de vida. Foram analisados quatro grupos focais, que resultaram em debates sobre os processos sociais relacionados à alimentação, às mudanças e permanências nos sistemas alimentares e aos desafios da comensalidade no contexto contemporâneo. O conhecimento das percepções desses profissionais torna-se útil para o desenvolvimento de práticas de educação em saúde que, exercitando a transdisciplinaridade, considerem a alimentação como elemento pedagógico na construção de conhecimentos por parte de cidadãos críticos e para uma vida saudável. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Alimentação | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Escola | en_US |
Subject in Portuguese | Profissional de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Profissional de educação | en_US |
Title | Análise crítica de saberes e práticas sobre alimentação de profissionais de saúde e de educação | en_US |
Alternative title | Critical analysis of knowledge about and practices about health and education professionals' eating habits | en_US |
Alternative title | Análisis crítico de saberes y prácticas sobre alimentación de profesionales de la salud y de la educación | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00066 | |
Abstract | The knowledge and practices of individuals (re)produce themselves daily based on the intertwining of personal experience with the human
and social relations experienced in the various collective spaces. In this regard, schools and health facilities are privileged spaces of action and research. The
purpose of this article is to discuss knowledge and
practices related to eating habits, central to the crosscutting theme of health, through dialog with education and health professionals of the municipality
of Rio de Janeiro, Brazil. To achieve this, discussions
carried out in the socio-anthropological field of eating
were considered. Qualitative research methods were
used to enhance the intersubjectivities and meanings
the subjects attribute to their own life experiences.
Four focus groups were analyzed, which resulted in
debates on the social processes related to food, to
changes and continuities in food systems, and to the
challenges of commensality in the contemporary context. Knowledge on these professionals' perceptions is
useful to develop health education practices that, by
exercising transdisciplinary, consider food as a pedagogical element in the construction of knowledge by
critical citizens and for a healthy life. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Nutrição Rio de Janeiro. Departamento de Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Eating habit | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | School | en_US |
Subject | Health care professional | en_US |
Subject | Education professional | en_US |
DeCS | Dieta | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Instituições Acadêmicas | en_US |
DeCS | Pessoal de Saúde | en_US |
DeCS | Categorias de Trabalhadores | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |