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ANÁLISE CRÍTICA DE SABERES E PRÁTICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO
Análisis crítico de saberes y prácticas sobre alimentación de profesionales de la salud y de la educación
Educação em saúde
Escola
Profissional de saúde
Profissional de educação
Alternative title
Critical analysis of knowledge about and practices about health and education professionals' eating habitsAnálisis crítico de saberes y prácticas sobre alimentación de profesionales de la salud y de la educación
Affilliation
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Nutrição Rio de Janeiro. Departamento de Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os saberes e práticas dos indivíduos se (re)produzem cotidianamente com base no entrelaçamento da bagagem pessoal com as relações humanas e sociais experimentadas nos diversos espaços coletivos. Nesse sentido, escolas e unidades de saúde se configuram como espaços privilegiados de atuação e investigação. O objetivo deste artigo é discutir os saberes e práticas relacionados à alimentação, questão central para o tema transversal saúde, por meio do diálogo com profissionais de educação e de saúde do município do Rio de Janeiro. Para isso, foram consideradas discussões desenvolvidas no âmbito da socioantropologia da alimentação. Foram utilizados métodos da pesquisa qualitativa, buscando valorizar as intersubjetividades e os significados atribuídos pelos sujeitos às suas próprias experiências de vida. Foram analisados quatro grupos focais, que resultaram em debates sobre os processos sociais relacionados à alimentação, às mudanças e permanências nos sistemas alimentares e aos desafios da comensalidade no contexto contemporâneo. O conhecimento das percepções desses profissionais torna-se útil para o desenvolvimento de práticas de educação em saúde que, exercitando a transdisciplinaridade, considerem a alimentação como elemento pedagógico na construção de conhecimentos por parte de cidadãos críticos e para uma vida saudável.
Abstract
The knowledge and practices of individuals (re)produce themselves daily based on the intertwining of personal experience with the human
and social relations experienced in the various collective spaces. In this regard, schools and health facilities are privileged spaces of action and research. The
purpose of this article is to discuss knowledge and
practices related to eating habits, central to the crosscutting theme of health, through dialog with education and health professionals of the municipality
of Rio de Janeiro, Brazil. To achieve this, discussions
carried out in the socio-anthropological field of eating
were considered. Qualitative research methods were
used to enhance the intersubjectivities and meanings
the subjects attribute to their own life experiences.
Four focus groups were analyzed, which resulted in
debates on the social processes related to food, to
changes and continuities in food systems, and to the
challenges of commensality in the contemporary context. Knowledge on these professionals' perceptions is
useful to develop health education practices that, by
exercising transdisciplinary, consider food as a pedagogical element in the construction of knowledge by
critical citizens and for a healthy life.
Keywords in Portuguese
AlimentaçãoEducação em saúde
Escola
Profissional de saúde
Profissional de educação
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